Igreja dos Terceiros

É na cidade de Viseu que pode ser visitada a Igreja dos Terceiros também conhecida como a Igreja dos Terceiros de São Francisco. Faz parte da freguesia de Coração de Jesus e fica situada na extremidade do Parque Aquilino Ribeiro com a frente virada para o Rossio ou Praça da República.

Nascida na segunda metade do século XVIII e dada como terminada no ano de 1773, esta igreja possui uma fachada de extrema beleza que foi em tempos desenhada por António Mendes Coutinho, um discípulo de Nicolau Nasoni e que se apresenta com um domínio do barroco setecentista. Esta obra foi tão bem aceite, que mais construções foram feitas por aquelas bandas cujos desenhos foram expressamente encomendados a este grande senhor.

De grande simplicidade, no seu interior pode ser contemplada uma talha dourada no altar-mor, dois altares paralelos com este e dois altares laterais. Todos eles tiveram na sua elaboração as mãos do grandioso entalhador e escultor conhecido pelo nome de José da Fonseca Ribeiro. As paredes do interior apresentam-se com frisos de azulejos que relatam a vida de São Francisco.

Quanto ao exterior e dado que o local escolhido para a sua construção foi um espaço bem alto, pode ser observada uma imponente escadaria composta por vários patamares e que lhe dá acesso. Encontra-se demarcada por dois ângulos de pedra que estão finalizados por duas urnas. Quanto à sua frente ela ostenta um portal de grandes dimensões enquadrado em duas pilastras e sobre elas aparece um frontão interrompido com um escudo central que se apresentam com símbolos franciscanos. Nas laterais surgem dois janelões ondeados dominados por frontões triangulares.

No que se refere à sua empena cujas linhas contracurvadas se desenham aparece um frontão triangular onde foi colocada um plinto com uma cruz latina. Ligeiramente recuada em relação à fachada pode ver-se a torre sineira com linhas quadrangulares, protegida por uma balaustrada e ao mesmo tempo coberta por uma cúpula bolbosa.

Não Encontrou o Que Estava Procurando? Tente o Google!

Marcados com: , ,
Publicado em Igrejas de Portugal

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Newsletter
Questionário

Ponte 25 de Abril ou Ponte Salazar?

View Results

Carregando ... Carregando ...
Publicidade
Acerca
Bem-vindo ao HistóriaDePortugal.info, um portal informativo dedicado exclusivamente à História de Portugal.

Temos como objectivo ser o recurso mais completo na Internet sobre a História de Portugal.


Partilhar história
A História de Portugal está pouco divulgada na Internet. Ajude o HistoriaDePortugal.info a expandir através da partilha do seu conhecimento. Contamos com a sua ajuda!

Criar artigo