Igreja do Coração de Jesus

Na capital portuguesa, Lisboa, pode ser visitada ou frequentada as cerimónias religiosas na Igreja do Sagrado Coração de Jesus mais conhecida apenas como Igreja do Coração de Jesus. Esta igreja pertence ao Patriarcado de Lisboa e a sua construção data do ano de 1970.

Foi em 1962 que se realizou o projeto desta obra, o seu início deu-se quatro anos mais tarde no mês de maio e a sua conclusão no ano já referido. Foram dois os responsáveis pelo projeto desta basílica, Nuno Portas e Nuno Teotónio Pereira que anos mais tarde foram galardoados com o Prémio Valmor de 1975 atribuído pela Camara de Lisboa.

A estrutura arquitetónica desta igreja e que fora desenvolvida pelos referidos arquitetos mostra-se com uma determinada envolvência focada e centrada no altar. Este pormenor tem como propósito enfatizar o ajuntamento dos fiéis nos atos litúrgicos ali desenvolvidos. Os materiais escolhidos e usados para a sua construção foram essencialmente o betão armado, os painéis e os blocos pré-fabricados com o objetivo de dar uma ideia de imortalidade ao edifício.

Esta construção teve como objetivo a substituição da igreja paroquial que se encontrava situada na Rua de Santa Marta e que com o decorrer dos tempos e o aumento da população se tornou demasiado pequena para o grande número de fiéis existentes. A então igreja, que deu lugar a esta nova, tinha uma construção mais ao menos recente e tinha sido projetada por Manuel Caetano de Sousa. Havia sido edificada nos terrenos que em tempos haviam sido cedidos por Cristóvão de Sousa da Silva d’Alte e paga pelos membros da Irmandade do Santíssimo, da qual fazia parte D. Francisco de Sousa Coutinho o décimo segundo conde, o Conde de Redondo. No ano de 2010 a referida igreja recebeu a classificação de Monumento Nacional.

Aquando do seu 40 aniversário foi realizada uma festa onde marcou presença o Cardeal Patriarca de Lisboa, D. José Policarpo que presidiu à missa ali realizada.

Não Encontrou o Que Estava Procurando? Tente o Google!

Marcados com: , ,
Publicado em Igrejas de Portugal

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Newsletter
Questionário

Ponte 25 de Abril ou Ponte Salazar?

View Results

Carregando ... Carregando ...
Publicidade
Acerca
Bem-vindo ao HistóriaDePortugal.info, um portal informativo dedicado exclusivamente à História de Portugal.

Temos como objectivo ser o recurso mais completo na Internet sobre a História de Portugal.


Partilhar história
A História de Portugal está pouco divulgada na Internet. Ajude o HistoriaDePortugal.info a expandir através da partilha do seu conhecimento. Contamos com a sua ajuda!

Criar artigo