Igreja de São Manços

A Igreja de São Manços fica localizada numa terra portuguesa que pertence ao concelho de Évora e que dista desta cerca de vinte quilómetros. Em tempos remotos esta pequena localidade foi pertença do Morgado de São Manços edificado pela figura de Vasco Martins de Pavia e Dona Maria Fernandes Cogominho, sua esposa. Segundo dados lendários foi exatamente neste local onde se pode hoje visitar a citada igreja que São Manços foi martirizado.

Conforme se sabe São Manços foi o primeiro bispo de Évora assim como um dos apóstolos da Lusitânia e a sua igreja foi lugar de grandes peregrinações durante a Idade Média, uma vez que este representava uma importante figura ligada ao Cristianismo Peninsular. As peregrinações foram dadas como terminadas quando as relíquias da igreja foram transportadas para um mosteiro em Espanha – o mosteiro de Sahagún.

É a capela-mor da igreja de hoje que se apresenta com uma planta quadrangular, a parte mais antiga da mesma e que faz prova do seu passado medieval. Há quem diga que ela é datada da época visigótica, mas outros defendem que é uma obra moçárabe.

Mais tarde, na Idade Média a igreja sofre remodelações havendo a perda de elementos que comprovavam a reforma tardo-gótica de que em tempos antes tinha sido alvo restando apenas como prova dessa mesma reforma uma pia de batismo e um capitel. A última restauração da igreja foi realizada entre o final do século XVI e início do século XVII que conferiu à igreja o aspeto que hoje detém.

No interior podem ser observados dois retábulos laterais parecendo datar da reforma seiscentista embora a sua pintura seja de tempos posteriores. Ao lado do arco triunfal encontram-se outros dois retábulos em estilo rococó e do século XVIII. A imagem de São Manços encontra-se no interior da igreja e é uma obra barroca. Em tempos mais recentes houve uma intervenção arqueológica que veio comprovar a existência de muito material romano.

Não Encontrou o Que Estava Procurando? Tente o Google!

Marcados com: , ,
Publicado em Igrejas de Portugal

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Newsletter
Questionário

Ponte 25 de Abril ou Ponte Salazar?

View Results

Carregando ... Carregando ...
Publicidade
Acerca
Bem-vindo ao HistóriaDePortugal.info, um portal informativo dedicado exclusivamente à História de Portugal.

Temos como objectivo ser o recurso mais completo na Internet sobre a História de Portugal.


Partilhar história
A História de Portugal está pouco divulgada na Internet. Ajude o HistoriaDePortugal.info a expandir através da partilha do seu conhecimento. Contamos com a sua ajuda!

Criar artigo