Igreja de Santa Eulália do Mosteiro

O concelho de Vila Nova de Famalicão foi em tempos um local essencial para a sobrevivência e a fixação de comunidades humanas uma vez que possuía vários recursos que lhe eram indispensáveis. Desta forma muitos foram os povos que por ali viveram deixando diversas marcas arqueológicos que mostram parte da nossa história.

Pois é no distrito de Braga, concelho de Vila Nova de Famalicão que se encontra a Igreja de Santa Eulália do Mosteiro de Arnoso mais propriamente na freguesia com o mesmo nome. Esta igreja foi edificada no seculo VII, durante a época visigótica e por diligência de São Frutuoso, o então bispo de Dume e de Braga.

Mais tarde e após a sua quase total destruição, foi reconstruída a mando de Garcia II, o rei da Galiza. Posteriormente, este mosteiro foi oferecido ao convento benedito de Pombeiro no ano de 1495, por sugestão de D. Jorge da Costa, o arcebispo de Braga. Nos anos seiscentos foram os frades Jerónimos de Belém que se apoderaram dele.

Pelo que ainda se pode observar desta igreja pode-se dizer que ela possui uma planta longitudinal e apresenta-se com estilo românico. É uma nave com arcos cegos agregados às paredes laterias que dá forma à sua planta assim como uma capela-mor com dois tramos e coberta com uma abóbada cilíndrica.

Quanto à sua fachada principal ela ostenta um portal de tímpano com a forma de cruz e com arquivoltas de arco redondo e alguns capitéis fortemente decorados com componentes geométricos, entrelaçados entre si e zoomórficos. Esses componentes que fazem parte da decoração são também encontrados nos portais laterais principalmente naquele que se encontra virado para Sul.

No que se refere ao seu interior destaca-se a existência de pinturas quinhentistas em que são retratados os episódios da vida de Nossa Senhora. No cimo da igreja observa-se duas cruzes muito semelhantes às cruzes celtas. Quanto aos motivos antropomórficos, zoomórficos e geométricos estão também existentes nos capitéis que apoiam a falsa arcaria do interior do templo.

Não Encontrou o Que Estava Procurando? Tente o Google!

Marcados com: , , , ,
Publicado em Igrejas de Portugal

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Newsletter
Questionário

Ponte 25 de Abril ou Ponte Salazar?

View Results

Carregando ... Carregando ...
Publicidade
Acerca
Bem-vindo ao HistóriaDePortugal.info, um portal informativo dedicado exclusivamente à História de Portugal.

Temos como objectivo ser o recurso mais completo na Internet sobre a História de Portugal.


Partilhar história
A História de Portugal está pouco divulgada na Internet. Ajude o HistoriaDePortugal.info a expandir através da partilha do seu conhecimento. Contamos com a sua ajuda!

Criar artigo