Igreja da Cartuxa

A Igreja da Cartuxa foi classificada como Monumento Nacional no mês de junho do ano de 1910. Este monumento encontra-se isolado e destacado entre as colinas de Évora e São Bento de Castris, numa zona predominantemente agrícola e a uma curta distância do Forte de Santo António e do Aqueduto da Prata.

Como não poderia deixar de ser a citada igreja apresenta-se com uma arquitetura religiosa em estilo renascentista, maneirista e barroco. Quanto á sua planta, esta é assinalada pela funcionalidade dos espaços, que era uma caraterística típica também de outros conventos cartuxos construídos na mesma época, assim como pela regularidade e simetria axial e ortogonal.

A frontaria do edifício é acentuadamente rica em contraste com as existentes dependências claustrais que nada têm para exibir. O retábulo da capela-mor apresenta predominantemente um estilo barroco, mas de transição do estilo nacional para o estilo joanino. Os retábulos paralelos são sem dúvidas em barroco, estilo joanino, mas com exibição de bastantes pormenores decorativos do estilo rococó. A sacristia apresenta unicamente um tipo maneirista de tipo edícula que data de 1586.

É um dos poucos conventos de Portugal que continua a manter a sua função original e o único que pertence à ordem Cartuxa masculina que ainda existe no país. Tem um sistema de abastecimento de água potável que faz recurso à captação num aqueduto (o Aqueduto da Prata) que é também único no país onde se insere. O fornecimento de água potável é feito por dois sistemas independentes e que é comum a outras construções cartuxas. A distribuição da água pelas celas é feito por ramais independentes, que vêm da conduta principal e que em tudo se assemelha à rede de água da Cartuxa de Montalegre na Catalunha. O saneamento também não foi esquecido e pode ver-se a existência de uma rede que envolve exteriormente a cerca e onde se podem ver latrinas adossadas.

Não Encontrou o Que Estava Procurando? Tente o Google!

Marcados com: , , , ,
Publicado em Igrejas de Portugal

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Newsletter
Questionário

Ponte 25 de Abril ou Ponte Salazar?

View Results

Carregando ... Carregando ...
Publicidade
Acerca
Bem-vindo ao HistóriaDePortugal.info, um portal informativo dedicado exclusivamente à História de Portugal.

Temos como objectivo ser o recurso mais completo na Internet sobre a História de Portugal.


Partilhar história
A História de Portugal está pouco divulgada na Internet. Ajude o HistoriaDePortugal.info a expandir através da partilha do seu conhecimento. Contamos com a sua ajuda!

Criar artigo