Ibero

Não se sabe nada com certeza sobre a origem do povo Ibero.

Ao parecer eram tribos jaféticas oriundas da Ásia, da Geórgia (chamada antigamente Ibéria), mas também existem autores que os consideram oriundos do N. da África, e outros, que os consideram autóctones, estabelecendo afinidades entre este antigo povo e os actuais bascos.

Aparecem na história quase quinze séculos a.C., estabelecidos nas costas de Espanha, e mais tarde, no S. da França e nalguns pontos da Itália.

Ibero (Autor: Dorieo)

Ibero (Autor: Dorieo)

Cortada a sua expansão pelas invasões dos celtas, que ocuparam o N. da Península Ibérica (século v. a.C.), os Iberos ficaram reduzidos ao S. da mesma, surgindo da fusão de ambos os povos os celtiberos na parte central daquela.

Os Iberos dedicavam-se à agricultura e à exploração dos metais quando não guerreavam.

Povo muito bravo, opôs grande resistência aos romanos quando estes empreenderam a conquista dos seus territórios; mas, consumada esta, desapareceu como povo independente e como grupo étnico.

Não Encontrou o Que Estava Procurando? Tente o Google!

Publicado em História, Idade Antiga
Um comentário sobre “Ibero
  1. Suleimane Balde disse:

    Para se compreender melhor a origem de cada grupo ou povo, os historiadores devem estabelecer pontes de partida, onde, a partir da origem da fixação humana, buscarão as diferentes migrações e os motivos de cada ela.
    A fixação de uma especie de padrão ou de “jurisprudência” onde só pode ser ultrapassado com novas divergências profundas e justas de as haverem por eruditos mundialmente reconhecidos pela sua transparência técnica no domínio da historia das civilizações.
    Claro que a historia e o percurso das investigações não param, mas paira duvidas quando sobre os acontecimentos semelhantes ocorram formas e versões dúbias de obras.

    .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Newsletter
Questionário

Ponte 25 de Abril ou Ponte Salazar?

View Results

Carregando ... Carregando ...
Publicidade
Acerca
Bem-vindo ao HistóriaDePortugal.info, um portal informativo dedicado exclusivamente à História de Portugal.

Temos como objectivo ser o recurso mais completo na Internet sobre a História de Portugal.


Partilhar história
A História de Portugal está pouco divulgada na Internet. Ajude o HistoriaDePortugal.info a expandir através da partilha do seu conhecimento. Contamos com a sua ajuda!

Criar artigo