Hospital de Santo António (Porto)

O Hospital de Santo António nem sempre foi conhecido por este nome tendo sido apelidado em tempos mais remotos com o nome de Hospital Real de Santo António. Encontra-se localizado na freguesia de Miragaia, na cidade do Porto que se encontra no norte de Portugal.

É um hospital central e universitário que se responsabiliza pelo ensino em medicina do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar e da Universidade do Porto. Como instituição de saúde é um dos mais bem equipados no que se refere a recursos materiais e profissionais embora esteja a funcionar dentro de um edifício de excelente valor histórico e arquitetónico, assim como com alguns seculos de existência. É neste momento uma referência no que diz respeito à qualidade da prestação de cuidados de saúde.

O início da sua construção está datado de 1770 mais propriamente a quinze de julho. Foram aproveitados os terrenos vagos da época e que se encontravam nos arredores da cidade, tendo sido projetado pelo arquiteto inglês John Carr. Apresenta-se com vários andares, com um aspeto sóbrio, bastante simples e simétrico.

No piso contingente à terra apresenta uma arcada e um aparelho que forma o embasamento. De forma a simular um templo clássico tem um corpo central e o seu primeiro piso é recuado em relação aos outros que se sobrepõem. Possui uma varanda com balaustres e várias portas com frontões triangulares e curvos. Quanto à sua decoração, esta limita-se a exibir algumas esculturas e elementos clássicos no que se refere à arquitetura.

Inicialmente o seu projeto de construção não era este, mas um edifício de quatro alas monumentais com uma capela de cruz grega no pátio. As alterações verificadas devem-se à falta de meios disponíveis uma vez que o material de construção foi alterado e ficou mais dispendioso. Face a isto, a fachada traseira não foi construída e o restante imóvel foi encurtado apresentando presentemente uma planta em U.

Em 1986 este hospital foi feito Membro-Honorário da Ordem do Mérito e em 1910 classificado como Monumento Nacional.

Não Encontrou o Que Estava Procurando? Tente o Google!

Marcados com: , , ,
Publicado em Hospitais de Portugal

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Newsletter
Questionário

Ponte 25 de Abril ou Ponte Salazar?

View Results

Carregando ... Carregando ...
Publicidade
Acerca
Bem-vindo ao HistóriaDePortugal.info, um portal informativo dedicado exclusivamente à História de Portugal.

Temos como objectivo ser o recurso mais completo na Internet sobre a História de Portugal.


Partilhar história
A História de Portugal está pouco divulgada na Internet. Ajude o HistoriaDePortugal.info a expandir através da partilha do seu conhecimento. Contamos com a sua ajuda!

Criar artigo