Henrique (o Navegante)

(Porto, 1394-Sagres, 1460). Príncipe português. Era filho de João I de Portugal e de Filipa de Lancaster, irmã de Henrique IV de Inglaterra. Alentou as empresas de exploração geográfica realizadas pelos portugueses no século xv.

Muito novo, participou com os seus irmãos Duarte e Pedro numa expedição lusitana pelas costas da África setentrional, que acabou na conquista da cidade de Ceuta (1415).

Henrique o Navegante (Autor: Imagem em domínio público)

Henrique o Navegante (Autor: Imagem em domínio público)

No ano seguinte, enviou Gonçalo Velho a explorar a costa ocidental da África, e quando este regressou, encarregou Afonso Beldaya de outra viagem ao longo da mesma costa.

No intervalo fundou em Sagres uma escola de náutica, com o objectivo de treinar capitães e tripulações portuguesas com vista a empresas de exploração marítima.

Os seus objectivos neste sentido foram fundamentalmente dois: a recuperação das terras africanas a sul das Canárias e a procura de um caminho para a Índia através dos oceanos Atlântico e Índico.

Dentro das empresas que levou a cabo, destaca-se a descoberta da ilha da Madeira (1418), por João Gonçales Zarco e Tristão Vaz Teixeira; a exploração dos Açores, de 1432 a 1457, e a conquista de Cabo Bojador (1434), Rio de Ouro (1436), ilha de Arguin (1443), Senegal (1445) e golfo da Guiné (1460).

Não Encontrou o Que Estava Procurando? Tente o Google!

Marcados com: ,
Publicado em História

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Newsletter
Questionário

Ponte 25 de Abril ou Ponte Salazar?

View Results

Carregando ... Carregando ...
Publicidade
Acerca
Bem-vindo ao HistóriaDePortugal.info, um portal informativo dedicado exclusivamente à História de Portugal.

Temos como objectivo ser o recurso mais completo na Internet sobre a História de Portugal.


Partilhar história
A História de Portugal está pouco divulgada na Internet. Ajude o HistoriaDePortugal.info a expandir através da partilha do seu conhecimento. Contamos com a sua ajuda!

Criar artigo