Gruta de Nossa Senhora da Luz

A zona de Rio Maior, devido às suas condições climatéricas e agrícolas, foi desde sempre uma zona que despertou o interesse por parte das pessoas levando-as a ali fixarem as suas residências. Muitos foram os que exploraram aqueles lugares, que supostamente seriam ricos em arqueossítios, tendo também se dedicado a esta gruta. No entanto, sabe-se que a Gruta da Nossa Senhora da Luz ou Gruta dos Vales como também é conhecida, já era explorada desde 1934 quando foi classificada como Monumento Nacional.

Esta gruta situa-se na localidade de Nossa Senhora da Luz, na estrada que faz a ligação entre Rio Maior e Caldas da Rainha, na Serra dos Candeeiros. Neste momento encontra-se ao abandono sem nenhuma proteção contra intrusos e malfeitores.

O citado local foi em tempos remotos habitado, dado que lá foram encontrados diversos vestígios da época do Paleolítico Inferior e Paleolítico Superior e enterramentos datados do Paleolítico Superior e do Calcolítico. São estes vestígios de enterramentos que levou muitos a atribuir-lhe o nome de gruta sepulcral.

Voltando a falar das escavações feitas naquele local pode afirmar-se que o espolio ali achado se encontra no Museu Nacional de Arqueologia em Lisboa. Dos achados que ali surgiram pode-se citar utensílios da indústria lítica como é o caso de machados e escopros, utensílios de pedra polida, trapézios, lamelas, utensílios de pedra lascada, pontas de setas, furadores e punhais. Também foram encontrados utensílios feitos em osso como furadores, pontas e objetos de adorno. O universo mágico-simbólico também foi por ali visto podendo referir-se os cilindros de calcário, um machado votivo e dois vasos de calcário. No que diz respeito à cerâmica podem ser citados fragmentos decorados da época do Neolítico até à idade do Bronze.

Apesar de já não haver lá dentro espólio de interesse ainda se pode lá observar formações rochosas que merecem a atenção nesta gruta de calcário jurássico.

Não Encontrou o Que Estava Procurando? Tente o Google!

Marcados com: , ,
Publicado em História de Portugal

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Newsletter
Questionário

Ponte 25 de Abril ou Ponte Salazar?

View Results

Carregando ... Carregando ...
Publicidade
Acerca
Bem-vindo ao HistóriaDePortugal.info, um portal informativo dedicado exclusivamente à História de Portugal.

Temos como objectivo ser o recurso mais completo na Internet sobre a História de Portugal.


Partilhar história
A História de Portugal está pouco divulgada na Internet. Ajude o HistoriaDePortugal.info a expandir através da partilha do seu conhecimento. Contamos com a sua ajuda!

Criar artigo