George Washington

George Washington foi um estadista e militar norte-americano.

Biografia de George Washington

George Washington foi rico proprietário, de opiniões políticas moderadas, a intransigência britânica levou-o a abraçar a causa da independência dos Estados Unidos, da qual foi o artífice máximo.

George Washington foi um militar de talento, como primeiro presidente do seu país soube fazer de moderador e mediador entre as distintas tendências políticas.

Em 1752 herdou uma extensa propriedade em Mount Vernon, o que o converteu num dos mais ricos proprietários da Virgínia.

George Washington sendo oficial da milícia, interveio activamente na luta contra os franceses.

George Washington (Autor: Imagem em domínio público)

George Washington (Autor: Imagem em domínio público)

Em 1754 George Washington foi acusado do assassinato de Jumonville, que desencadeou a guerra entre Inglaterra e a França, na qual Washington, como comandante das tropas da Virgínia, obteve a decisiva vitória de Fort Duquesne (1758), que lhe deu grande fama em toda a colónia.

Após a guerra George Washington retirou-se para as suas propriedades, que se viram acrescentadas pelo seu matrimónio com uma rica viúva.

Os procedimentos utilizados pela metrópole e os entraves de todo o tipo que encontravam os colonos para o desenvolvimento do comércio e da indústria, foram-no aproximando paulatinamente da causa independentista.

Em 1774 e 1775 tomou parte nos congressos de Filadélfia como representante da Virgínia, e aderiu à ala radical dos «Filhos da Liberdade». Em 1775 foi nomeado chefe do exército independentista; organizou a milícia e lançou-se numa dura campanha.

Após as primeiras vitórias (Boston 1776; Trenton, 1776; Princeton 1777) e uma série de derrotas posteriores, advogou a favor da aliança com a França (1778), e manteve-se na expectativa com o seu exército, levando a cabo apenas pequenas escaramuças. Em 1781, desgastado o exército britânico, lançou-se ao ataque, conquistou a Virgínia e forçou a capitulação de Yorktown, que significou o final da guerra.

Retirou-se então para as suas propriedades e desinteressou-se da política, mas perante a anarquia que ia invadindo o país aceitou o cargo de delegado na convenção de Filadélfia (1787). Eleito presidente da Assembleia, instou à constituição dos Estados Unidos da América do Norte, e foi eleito por unanimidade presidente do novo Estado em 1789 e reeleito em 1792.

Converteu-se em moderador entre as tendências federalistas, defendidas por Hamilton, e as centralistas, apoiadas por Jefferson.

Na política interna impulsionou a independência económica e financeira dos Estados Unidos, para o que criou a Banca Nacional. No exterior, optou pela neutralidade, se bem que tenha apoiado a Grã-Bretanha contra a Revolução Francesa. Em 1797, após ter recusado um terceiro mandato, retirou-se para as suas propriedades de Mount Vernon, onde faleceu.

Não Encontrou o Que Estava Procurando? Tente o Google!

Marcados com: ,
Publicado em Idade Moderna
2 comentários sobre “George Washington
  1. Fred Flinstone disse:

    este site é uma boa bosta! no meio de um bocadinho de conteúdo é só publicidade…

  2. Emanuel Santos disse:

    Remove

    2013/9/14 Disqus

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Newsletter
Questionário

Ponte 25 de Abril ou Ponte Salazar?

View Results

Carregando ... Carregando ...
Publicidade
Acerca
Bem-vindo ao HistóriaDePortugal.info, um portal informativo dedicado exclusivamente à História de Portugal.

Temos como objectivo ser o recurso mais completo na Internet sobre a História de Portugal.


Partilhar história
A História de Portugal está pouco divulgada na Internet. Ajude o HistoriaDePortugal.info a expandir através da partilha do seu conhecimento. Contamos com a sua ajuda!

Criar artigo