Gengis Khan

(n. h. 1162-m. 1227). Guerreiro e conquistador mongol. Rei dos mongóis, levou a cabo uma política de expansão que lhe permitiu criar um império, o mais vasto conhecido até aquele momento. Foi considerado um grande estratego e um organizador eficaz.

À morte do seu pai, Yesugüei, foi eleito rei dos mongóis em 1196. Em 1203 organizou um exército com o qual submeteu os cristãos nestorianos (Kerait) e os naima, e conseguiu dominar toda a Mongólia. Estas vitórias valeram-lhe a nomeação por parte de uma assembleia (Kuoriltai) a supremo soberano em 1205. Promulgou a lei Yasak, que agrupava os guerreiros estépicos num grande exército, com o qual Gengis Kan pretendia conquistar o mundo.

Gengis Khan (Autor: National Palace Museum in Taipei)

Gengis Khan (Autor: National Palace Museum in Taipei)

A sua política expansionista levou-o, em 1211, a iniciar a campanha de China; conquistou a Manchúria e Pequim em 1215. Posteriormente anexou o Turquestão até ao Volga. À sua morte, em 1227, os seus domínios foram repartidos entre os seus quatro filhos o que levou à desagregação do império.

O Gran Kan nunca conseguiu, apesar de tudo, exercer um controlo efectivo sobre os seus imensos territórios, por ser a casta dirigente mongol muito reduzida. Estabeleceu a capital permanente do império em Karakorum, onde tentou centralizar todo o aparelho organizativo do Estado.

Deste ponto de vista, teve que lutar com numerosas dificuldades, tendo que lidar com uma sociedade formada por clãs nómadas. A estrutura social era constituída em três classes: os nobres dirigentes, que elegiam o kan; os homens livres ou guerreiros, e os semi-livres e os escravos, sobre os quais recaía todo o trabalho produtivo. A fama do Gran Kan induziu vários países ocidentais a enviar emissários e mercadores para a sua corte, entre os quais também Marco Polo.

Não Encontrou o Que Estava Procurando? Tente o Google!

Publicado em Idade Media

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Newsletter
Questionário

Ponte 25 de Abril ou Ponte Salazar?

View Results

Carregando ... Carregando ...
Publicidade
Acerca
Bem-vindo ao HistóriaDePortugal.info, um portal informativo dedicado exclusivamente à História de Portugal.

Temos como objectivo ser o recurso mais completo na Internet sobre a História de Portugal.


Partilhar história
A História de Portugal está pouco divulgada na Internet. Ajude o HistoriaDePortugal.info a expandir através da partilha do seu conhecimento. Contamos com a sua ajuda!

Criar artigo