Francisco Louça

Francisco Louçã nasce em Lisboa na freguesia de São Sebastião da Pedreira no dia doze de Novembro de 1956. É conhecido em Portugal como economista e político tendo sido coordenador do Bloco de Esquerda desde 2005 até onze de Novembro de 2012. Nesta altura o seu cargo político foi sucedido por Catarina Martins e João Semedo.

Fez o seu percurso estudantil no Liceu Padre António Vieira na cidade onde nasceu tendo mais tarde conseguido a licenciatura em Economia aquando da sua frequência no Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG) pertencente à Universidade Técnica de Lisboa.

Imagem de Francisco Louçã (Autor: José Goulão)

Imagem de Francisco Louçã (Autor: José Goulão)

Foi nesta mesma instituição que concluiu o mestrado e o doutoramento no ano de 1996. Em 2004 e depois de prestar provas de agregação com aprovação por unanimidade foi nomeado Professor Associado tendo presidido à Unidade de Estudos acerca da Complexidade na Economia do ISEG, onde em tempos desenvolveu a sua investigação académica. Presentemente é um dos professores catedráticos do departamento de economia do mesmo instituto.

Durante toda a sua vida fez várias publicações de artigos em revistas internacionais sobre economia e física teórica tendo recebido em 1999 o prémio da History of Economics Association em sequência do melhor artigo publicado numa revista científica internacional. Francisco é um dos economistas de Portugal que mais livro publicou, assim como artigos que foram igualmente traduzidos para diversas línguas.

É associado da American Association of Economists bem como de outras associações internacionais com algumas posturas de direção dentro das mesmas. É também membro do conselho editorial de algumas revistas científicas no Brasil, em Inglaterra e também em Portugal. Foi igualmente professor visitante na Universidade de Utrecht tendo apresentado diversas conferências nos EUA, em Inglaterra, França, Itália, Grécia entre muitos outros países.

Quanto à sua atividade política, Francisco Louçã participou nas lutas contra a ditadura em Portugal e nos movimentos estudantis da década de setenta tendo nessa altura sido preso e libertado da prisão de Caxias sob caução. Já nesta altura dedica-se a escrever e a fazer algumas crónicas de rádio nos mais diferentes órgãos de comunicação social do momento. Em 1999 funda o Bloco de Esquerda sendo membro da direção desde então.

Partilha!Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on Tumblr0Pin on Pinterest0Share on LinkedIn0Share on Reddit0Share on VKEmail this to someone

Não Encontrou o Que Estava Procurando? Tente o Google!

Marcados com: , ,
Publicado em Políticos de Portugal

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Newsletter
Questionário

Ponte 25 de Abril ou Ponte Salazar?

View Results

Carregando ... Carregando ...
Publicidade
Acerca
Bem-vindo ao HistóriaDePortugal.info, um portal informativo dedicado exclusivamente à História de Portugal.

Temos como objectivo ser o recurso mais completo na Internet sobre a História de Portugal.


Partilhar história
A História de Portugal está pouco divulgada na Internet. Ajude o HistoriaDePortugal.info a expandir através da partilha do seu conhecimento. Contamos com a sua ajuda!

Criar artigo