Forte do Bom Sucesso

O Forte do Bom Sucesso, também conhecido como Bataria do Bom Sucesso, fica situado na atual Praça do Império, junto à Torre de Belém, na freguesia de Santa Maria de Belém, concelho e Distrito de Lisboa, em Portugal.

História do Forte do Bom Sucesso

A construção do Forte do Bom Sucesso teve início em 1780, entre a praia do Bom Sucesso e a praia Pedrouços, que ficam na margem direita do rio Tejo.

O objetivo dessa construção era o de complementar a linha defensiva de Belém, sob a direção do general Guilherme de Vallerée. A construção ficou concluída em 1782.

Forte do Bom Sucesso

Forte do Bom Sucesso

No contexto da Guerra Peninsular o Forte do Bom Sucesso sofreu obras de reforço, assim como se encontra escrito na inscrição epigráfica sobre o portão de armas, que reza: “(…) A REAL / CROA PARA PATRIMO / NIO DA FORTALEZA / DO BOM ÇOCEÇO / ANNO DE 1802”. Na mesma altura foi erguida a residência do governador da fortificação, que fica no perímetro do baluarte, e foi custeada pela Coroa Portuguesa.

Entre 1870 e 1874, o Forte do Bom Sucesso sofreu extensas obras de modernização para passar areceber duas peças de artilharia Krupp L/12 de 280mm, em torre, passando assim a integrar a defesa constituída pelo Campo Entrincheirado de Lisboa.

Mais tarde, a sua defesa foi reforçada com mais duas peças Schneider de 120mm.

Forte do Bom Sucesso Do Século XX até à Atualidade

Nos primeiros anos do século XX, as peças Krupp foram substituídas por outras três peças Schneider de 120mm. Já na década de 1950, o Forte do Bom Sucesso passou a ser guarnecido pela 4a.

Bateria do Regimento de Artilharia de Costa do Exército Português. Desde 1994 e até aos nossos dias, as dependências do antigo forte passaram a integrar o Monumento Nacional aos Combatentes do Ultramar.

Tendo sido requalificado como espaço museológico administrado pela Liga dos Combatentes, o Forte do Bom Sucesso apresenta como exposição permanente a mostra “O Combatente Português”.

Além disso, ao ar livre encontram-se três espaços com equipamento relativo aos ramos das Forças Armadas. O museu conta ainda com algumas zonas de convívio, salas de conferência e de projecções, e com um bar.

Características Arquitetónicas do Forte do Bom Sucesso

O Forte do Bom Sucesso apresenta planta poligonal, sendo que a sua bateria ligava-se à parede Oeste do baluarte da Torre de Belém através de um corredor muralhado.

Monumento Nacional dos Combatentes do Ultramar

Algum tempo após a Revolução dos Cravos, nasceu a ideia de se construir em Lisboa um “Monumento Nacional aos Combatentes do Ultramar”, que reconhecia o valor de todos aqueles que lutaram ao serviço de Portugal.

Apesar de este ser o Monumento Nacional que evoca esses heróis portugueses, existem em alguns concelhos do país alguns monumentos destinados ao mesmo efeito.

O monumento foi construído de forma a contemplar os seguintes objetivos:

1. Cumprir um acto de justiça, homenageando aqueles que, como Combatentes, serviram a Pátria Portuguesa no ex-Ultramar nacional;

2. Exercer uma acção cultural e pedagógica de exaltação do amor nacionalista;

3. Traduzir de uma forma simples, mas duradoura e pública, o reconhecimento do governo português  a todos esses combatentes

Assim, é feita uma homenagem a todos os que morreram por Portugal através das lápides colocadas na própria parede do Forte do Bom Sucesso em que, a par das lápides nominativas, elaboradas, segundo as listas oficiais por anos e por ordem alfabética, existem ainda duas lápides com o escudo nacional em que, na primeira, se faz referência a todos os combatentes envolvendo mesmo aqueles que, eventualmente, não constem nominativamente das lápides já referidas e na segunda, lhes é prestada uma homenagem de Portugal.

A frieza da geometria com que o Monumento foi projetado é quebrada pela “chama da Pátria” que, ao manter-se sempre acesa, simboliza a perenidade de Portugal e a sua continuidade ao longo dos tempos.

Todo este conjunto, envolvendo o Monumento propriamente dito, e também a sua envolvente, que inclui as paredes do Forte do Bom Sucesso, constituem um todo, que simboliza a homenagem de Portugal a todos os Combatentes que ao longo da nossa história defenderam os ideais nacionais e a continuidade de Portugal como País independente.

Num futuro próximo o Forte do Bom Sucesso irá sofrer as alterações necessárias para que passe a constituir uma zona de apoio ao Monumento e a toda a zona monumental em que este se insere, de modo a que se torne num pólo de divulgação da nossa história de uma forma viva e dinâmica.

Imagens do Forte do Bom Sucesso

Não Encontrou o Que Estava Procurando? Tente o Google!

Marcados com: , ,
Publicado em Fortes de Portugal

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Newsletter
Questionário

Ponte 25 de Abril ou Ponte Salazar?

View Results

Carregando ... Carregando ...
Publicidade
Acerca
Bem-vindo ao HistóriaDePortugal.info, um portal informativo dedicado exclusivamente à História de Portugal.

Temos como objectivo ser o recurso mais completo na Internet sobre a História de Portugal.


Partilhar história
A História de Portugal está pouco divulgada na Internet. Ajude o HistoriaDePortugal.info a expandir através da partilha do seu conhecimento. Contamos com a sua ajuda!

Criar artigo