Feudalismo

O Feudalismo foi uma organização política e social que teve grande importância nos estados europeus desde o século ix ao xi e a sua instituição respondeu às condições em que os povos se encontravam naquela época, em que os reis careciam de meios para exercer praticamente a sua soberania.

História do Feudalismo

Cada senhor feudal (que ostentava quase sempre os títulos de conde, duque, barão, etc.), exercia o seu poder sobre determinado território, dentro do qual, em virtude do contrato de enfeudação, concedia aos seus vassalos, para além de protecção, o benefício, que consistia em terrenos (feudos) para que puderam atender à sua subsistência, obrigando-se os vassalos a fazer a guerra em favor do seu senhor, submeter-se à sua autoridade e justiça, guardar fidelidade e pagar o seu resgate no caso de que aquele fosse feito prisioneiro.

Se o vassalo faltava às suas obrigações, incorria em felonia.

Estrutura de Um Feudo (Autor: Imagem em domínio público)

Estrutura de Um Feudo (Autor: Imagem em domínio público)

De facto, os senhores feudais exerciam um poder absoluto, e embora reconhecessem a autoridade do rei, que era chefe da organização feudal sem ser vassalo de ninguém, a autoridade do monarca era, em certo modo, mais honorífica que real, dado que, para levar a cabo as suas empresas, aquele tinha que contar perante tudo com a ajuda e colaboração dos senhores feudais; estes, por outro lado, muitas vezes estabeleciam alianças entre si para impor a sua vontade e os seus desígnios ao próprio monarca.

Não obstante, as cartas forais que a pouco e pouco foram conquistando as cidades, as constantes lutas que os senhores feudais mantinham entre si, unidas às empresas guerreiras em que colaboraram com as Cruzadas, e, finalmente, a aplicação do direito romano, que introduziu normas justas e legais, determinaram a decadência e a ruína do Feudalismo, o que permitiu aos reis ir recuperando o poder e as atribuições que lhes tinham sido usurpadas.

O Feudalismo adquiriu grande desenvolvimento na França, Inglaterra, Alemanha e Itália e, em menor escala, em outros países como a Espanha e Portugal, onde os senhores feudais não chegaram a ter as atribuições e o poder que tiveram naquelas nações.

Não Encontrou o Que Estava Procurando? Tente o Google!

Marcados com: , ,
Publicado em Idade Media
Um comentário sobre “Feudalismo
  1. anônimo disse:

    Na real o senhor feudal que estava no topo de tudo era a igreja.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Newsletter
Questionário

Ponte 25 de Abril ou Ponte Salazar?

View Results

Carregando ... Carregando ...
Publicidade
Acerca
Bem-vindo ao HistóriaDePortugal.info, um portal informativo dedicado exclusivamente à História de Portugal.

Temos como objectivo ser o recurso mais completo na Internet sobre a História de Portugal.


Partilhar história
A História de Portugal está pouco divulgada na Internet. Ajude o HistoriaDePortugal.info a expandir através da partilha do seu conhecimento. Contamos com a sua ajuda!

Criar artigo