Fernando Pessa

Fernando Pessa teve como data de nascimento o dia quinze de Abril do ano de 1902 e como data de falecimento o dia vinte e nove de abril de 2002.

Natural de Vera Cruz, uma localidade pertencente a Aveiro, foi um grande e bem conhecido jornalista português.

O seu pai era um médico militar que graças à falta de dinheiro foi viver para São Tomé e Príncipe, deixando Fernando Pessa, os seus dois irmãos e a mãe em Portugal. O jornalista em questão teve a sua residência até aos dois anos a terra natal tendo depois partido para Penela onde deu início à sua escolaridade. Viveu em Coimbra até ao ano de 1921 e fez prova de admissão à “Escola de Guerra” tentando ingressar como oficial de Cavalaria na carreira militar. Uma tentativa sem sucesso uma vez que só ali conseguia ingressar quem tivesse frequentado o Colégio Militar de Lisboa.

Mais tarde dedicou-se a uma companhia de seguros como seu trabalhador e a um banco ainda na cidade de Coimbra. No ano de 1926 emigrou para o Brasil e de lá regressou em 1934. É neste ano que inicia o seu percurso jornalístico candidatando-se à Emissora Nacional sendo o seu primeiro locutor. Passados quatro anos a trabalhar para esta emissora recebe o convite para trabalhar na BBC onde mais tarde se distinguiu como correspondente da Segunda Guerra Mundial.

Em 1947 volta novamente ao seu país, mas não consegue o regresso ao mesmo local de trabalho uma vez que este foi vedado a mando do governo vê-se forçado a voltar às seguradoras. No ano de 1957 realiza a sua primeira emissão direta da RTP, mas apenas no ano de 1976 e contando já com setenta e quatro anos é que entra para os seus quadros profissionais.

Reformou-se do jornalismo com noventa e três anos de idade tendo sido ao longo do seu percurso distinguido com a Ordem do Império Britânico, com o grau de Comendador da Ordem do Infante D. Henrique e com o grau de Grande-Oficial da Ordem do Mérito.

Partilha!Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on Tumblr0Pin on Pinterest0Share on LinkedIn0Share on Reddit0Share on VKEmail this to someone

Não Encontrou o Que Estava Procurando? Tente o Google!

Marcados com: , , ,
Publicado em Ilustres de Portugal

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Newsletter
Questionário

Ponte 25 de Abril ou Ponte Salazar?

View Results

Carregando ... Carregando ...
Publicidade
Acerca
Bem-vindo ao HistóriaDePortugal.info, um portal informativo dedicado exclusivamente à História de Portugal.

Temos como objectivo ser o recurso mais completo na Internet sobre a História de Portugal.


Partilhar história
A História de Portugal está pouco divulgada na Internet. Ajude o HistoriaDePortugal.info a expandir através da partilha do seu conhecimento. Contamos com a sua ajuda!

Criar artigo