Ericeira

A Vila da Ericeira é um destacado e antigo centro turístico localizado na freguesia do concelho de Mafra a 35 km de Lisboa em Portugal, formando parte da região conhecida como Estremadura.

A Terra dos Ouriços

De origens remotas, a Vila da Ericeira data de cerca do ano 1000 antes de Cristo e foi local provável de passagem e morada para o povo fenício. Segundo a lenda mais aceitada, a povoação deve seu nome á numerosa presença de ouriços-do-mar no litoral da vila, vindo a ser o nome Ericeira uma derivação do latim que significa “lugar onde abundam os ouriços”.

Mas, de acordo com pesquisas recentes, o ouriço caxeiro resulta ser a fonte original da inspiraçao no nome e não o do mar, ideia ainda mais consistente com a representação mais antiga do blasão da vila, onde aparece um exemplar desta espécie e que além servia para evocar à deusa fenícia Astarte.

O primeiro Concelho da Ericeira foi constituído por D. Frei Fernão Rodrigues Monteiro então Grão-Mestre da Cavalaria e Ordem Militar de São Bento de Aviz em 1209. Posteriormente lhe foram concedidas novas cartas forais em 1369 por D. Afonso IV e em 1513 por D. Manuel I, respectivamente.

A partir dos meados do século XIX a Vila de Ericeira deixou de ser considerado um concelho e passou a depender e formar parte do Concelho de Mafra.

Porto de Comércio e de Turismo

A Ericeira teve seu mais alto valor no século XIX, momento no que foi estabelecido como respeitável entreposto comercial e piscatório, considerando-o o quarto em importância econômica depois dos portos de Lisboa, Porto e Setúbal. A Alfândega de Ericeira tornou-se um pólo fundamental para a região que distribuia e transportava produtos para o interior do país, especialmente grãos e cereais, mas também para a exportação dos vinhos e seus derivados vindos do Algarve.

Praia da Baleia - Ericeira (Autor: Rei-artur @ Flickr)

Praia da Baleia – Ericeira (Autor: Rei-artur @ Flickr)

Com a posterior construção e execução do caminho-de-ferro do Oeste e o transporte terrestre, o porto foi perdendo sua estimação comercial, passando a ocupar maior trascendência o aspecto turístico do local. Desde tempos remotos, as praias são frequentadas pelos turistas na época do verão, especialmente os membros da família real e o bispo de Coimbra, devido em parte a sua proximidade com Lisboa, mas também ao alto conteúdo de iodo das águas do seu mar.

Já em épocas mais recentes, começou a ocupação do lugar por parte de famílias aristocráticas de Lisboa e de populações estrangeiras fugindo da Segunda Guerra mundial, tornando a vila num centro turístico em constante expansão e desenvolvimento.

Atrações Para Visitantes na Ericeira

Hoje as praias da Ericeira não somente são visitadas para banhos e pelos veraneantes para passar as férias como a praia dos pescadores, a praia do norte e a praia de São Lourenço. Igualmente foi reconhecida recentemente como um local com excelentes características naturais para a prática esportiva do surf.

A Ericeira é a primeira Reserva de Surf na Europa e a segunda do seu tipo a nivel mundial, reconhecendo as qualidades superiores de toda sua faixa costeira e de formação de ondas em diversos graus de exigência e dificuldade para o desenvolvimento deste esporte nas modalidades de kyte-surf, wind-surf, bodyboard e surf com remo.

Apresenta sete ondas de qualidade mundial ao longo de sua faixa costeira: Pedra Branca, Reef, Ribeira d’Ilhas, Cave, Crazy Left, Coxos e São Lourenço.

Patrimônio Cultural e Gastronômico na Ericeira

Na Vila da Ericeira também se pode encontrar grande variedade de patrimônio monumental e da gastronomia, sendo admirada a enorme variedade de produtos do mar como peixes e mariscos que constituem outra atração para o visitante.

Da mesma forma, possui uma rica manifestação de construções arquitectônicas religiosas dentre as que sobresaem a Capela de Nossa Senhora das Necessidades e Santa Marta, e a Capela de Nossa Senhora da Boa Viagem e Santo Antônio, ou também construções civis como o Edifício na Praça da República, ou de tipo militar como os fortes de Milreu, São Pedro ou o de Nossa Senhora da Natividade.

Não Encontrou o Que Estava Procurando? Tente o Google!

Marcados com: ,
Publicado em História de Portugal, Últimos
Um comentário sobre “Ericeira
  1. Mariano Higino Meira disse:

    Ericeira, como qualquer outra cidade de Portugal é um museu a céu aberto. Conta história que remota a idade média. Aliada às condições geográficas e climáticas, Ericeira é mais um pedacinho de encantos mil, no pequeno grande país que se chama Portugal. Que seus dirigentes continuem a preservar inigualável patrimônio da humanidade, porque Portugal é todos nós que o admiramos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Newsletter
Questionário

Ponte 25 de Abril ou Ponte Salazar?

View Results

Carregando ... Carregando ...
Publicidade
Acerca
Bem-vindo ao HistóriaDePortugal.info, um portal informativo dedicado exclusivamente à História de Portugal.

Temos como objectivo ser o recurso mais completo na Internet sobre a História de Portugal.


Partilhar história
A História de Portugal está pouco divulgada na Internet. Ajude o HistoriaDePortugal.info a expandir através da partilha do seu conhecimento. Contamos com a sua ajuda!

Criar artigo