Duarte Pio de Bragança

Duarte Pio de Bragança (Dom Duarte Pio João Miguel Gabriel Rafael de Bragança), chefe da Casa Real Portuguesa,  é filho de Dom Duarte Nuno, Duque de Bragança e neto de D. Miguel I, Rei de Portugal, e de Dona Maria Francisca de Orleans e Bragança, a Princesa do Brasil, trisneta do Imperador D. Pedro I do Brasil (D. Pedro IV de Portugal).

Duarte Pio de Bragança nasceu na Suiça a 15 de Maio de 1945, na Embaixada de Portugal em Berna, numa altura em que a Família Real aí se encontrava exilada.

Duarte Pio de Bragança teve como padrinho o Papa Pio XII e por madrinha a Rainha Dona Amélia de Orleans e Bragança, nessa altura já viúva de D. Carlos I, Rei de Portugal.

Nos anos 50 foi permitido à Família Real o regresso a Portugal, de modo que, entre 1957 e 1959, D. Duarte Pio estudou no Colégio Nono Álvares (Caldas da Saúde), em Santo Tirso.

Em 1960 Duarte Pio de Bragança entrou para o Colégio Militar, e posteriormente prosseguiu os seus estudos no Instituto Superior de Agronomia e também no Instituto para o Desenvolvimento na Universidade de Genebra.

Entre 1968 e 1971, cumpriu o serviço militar em Angola como Tenente Piloto Aviador da Força Aérea, sendo que, durante esse período aproveitou para conhecer profundamente as populações das então Províncias Ultramarinas, conseguindo até mesmo estabelecer relações de amizade com diversos chefes tradicionais e líderes espirituais das várias religiões.

No entanto, este tipo de relacionamento achegado levou a que lhe fossem criadas dificuldades acrescidas com as autoridades em Lisboa.

Relações Institucionais de Duarte Pio de Bragança

Duarte Pio de Bragança participou como Presidente na Campanha “Timor 87”, desenvolvendo atividades de apoio a Timor e aos timorenses que residiam em Portugal e noutros países, sendo que, com esta iniciativa conseguiu dar um maior destaque à Causa Timorense.

Sob a sua presidência, participaram dessa campanha numerosas personalidades notáveis abrangendo diferentes quadrantes da sociedade portuguesa da altura, tendo-se assim até mesmo conseguido  a construção de um bairro para Timorenses desalojados.

Posteriormente, através da Fundação Dom Manuel II, uma instituição a que ainda hoje preside, deu continuidade a esse empenho angariando diversas ajudas financeiras para a concretização de projectos nos domínios da educação, cultura e promoção do desenvolvimento humano, não só em Timor como também em outros países lusófonos.

Duarte Pio de Braganca (Autor: Jembaixador @ Wikipedia)

Duarte Pio de Braganca (Autor: Jembaixador @ Wikipedia)

Além disso, encetou também contatos a vários níveis, incluindo até uma visita aos Governantes Indonésios, e a Timor enquanto este se encontrava sob ocupação, o que contribuiu de forma decisiva para uma mudança da atitude do Governo Indonésio e também para o despertar de várias consciências em relação ao processo de independência daquele território.

Desde muito jovem, D. Duarte Pio dedicou a sua atenção á defesa do ambiente, sendo que, já desde os dez anos, pertence à Liga para a Protecção da Natureza.

Devido ao seu profundo interesse e amor pelo seu país e por toda a presença de Portugal no mundo, todos os anos percorre várias regiões do País, países lusófonos e comunidades portuguesas no mundo inteiro a convite dos responsáveis dessas regiões.

Visita também com alguma regularidade diversos países com estreita relação histórica a Portugal a convite dos respectivos Governos ou Chefes de Estado com quem mantém laços de amizade.

Alguns desses países são o Brasil, Arábia Saudita, os Emiratos Árabes Unidos, Japão, China, Marrocos, Rússia, Estados Unidos, etc.

Família de Duarte Pio de Bragança

A 13 de Maio de 1995, D. Duarte Pio, Duque de Bragança, casou com a Senhora Dona Isabel de Herédia, e é pai de 3 filhos:

  • Dom Afonso de Santa Maria, Príncipe da Beira,que lhe nasceu a 25 de Março de 1996, sendo depois batizado em Braga a 1 de Junho do mesmo ano,
  • Dona Maria Francisca, que nasceu a 3 de Março de 1997 e foi batizada em Vila Viçosa em 31 de Maio desse mesmo ano,
  • Dom Dinis, que nasceu a 25 de Novembro de 1999 e batizado no Porto em 19 de Fevereiro do ano seguinte.

Não Encontrou o Que Estava Procurando? Tente o Google!

Marcados com: ,
Publicado em História de Portugal, Últimos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Newsletter
Questionário

Ponte 25 de Abril ou Ponte Salazar?

View Results

Carregando ... Carregando ...
Publicidade
Acerca
Bem-vindo ao HistóriaDePortugal.info, um portal informativo dedicado exclusivamente à História de Portugal.

Temos como objectivo ser o recurso mais completo na Internet sobre a História de Portugal.


Partilhar história
A História de Portugal está pouco divulgada na Internet. Ajude o HistoriaDePortugal.info a expandir através da partilha do seu conhecimento. Contamos com a sua ajuda!

Criar artigo