Cruz de Portugal

O monumento que foi batizado com o nome de Cruz de Portugal encontra-se situado na cidade de Silves mais propriamente na direção de Enxerim.

Consiste num cruzeiro que data do final do século XV ou muito provavelmente do início do século seguinte. Foi trabalhado em calcário branco e apresenta alguns motivos artísticos com marcado estilo gótico florido embora haja quem defenda que esta cruz apresenta alguns motivos e símbolos manuelinos. Tem de altura cerca de três metros e encontra-se classificado como Monumento Nacional desde o ano de 1910. Na verdade é uma verdadeira obra de escultura e de arte com um trabalho minucioso que dá a conhecer de um lado o Cristo crucificado e do lado outro o Cristo já retirado da cruz e nos braços de sua mãe.

Há quem pense que o fato de ser uma obra esculpida em calcário branco-amarelado que não tem existência comprovada no Algarve prova que esta obra não é originária de Portugal, mas que foi importado de outro local colocando-se mesmo a hipótese de ter vindo de outro país. Contribui para esta dúvida também o fato de este ser o único exemplar com estas caraterísticas em todo o Algarve. O fato de se pensar que veio de fora consiste no seu próprio nome que parece indicar que foi encomendado e o seu estilo afrancesado.

Como é do conhecimento da maior parte de nós, estas cruzes assinalavam muitas vezes catástrofes, batalhas, acidentes ou ainda lugares sagrados. No entanto, e segundo os poucos dados históricos sobre a mesma, parece que esta pretendia assinalar apenas um grande feito de carater histórico, religioso ou militar.

Como se sabe o calcário que lhe dá forma é bastante suscetivel à deterioração o que levou à colocação de um alpendre de forma a protegê-lo contra as intempéries. Apresenta também um gradeamento de ferro à sua volta, mas nenhum destes cuidados bastou para que não se notassem o seu desgaste gradual que impõe uma atividade de recuperação rápida.

Não Encontrou o Que Estava Procurando? Tente o Google!

Marcados com: , ,
Publicado em História de Portugal

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Newsletter
Questionário

Ponte 25 de Abril ou Ponte Salazar?

View Results

Carregando ... Carregando ...
Publicidade
Acerca
Bem-vindo ao HistóriaDePortugal.info, um portal informativo dedicado exclusivamente à História de Portugal.

Temos como objectivo ser o recurso mais completo na Internet sobre a História de Portugal.


Partilhar história
A História de Portugal está pouco divulgada na Internet. Ajude o HistoriaDePortugal.info a expandir através da partilha do seu conhecimento. Contamos com a sua ajuda!

Criar artigo