Cristóvão Colombo

Cristóvão Colombo foi um navegador e explorador europeu do século XV, cujo maior feito foi ter alcançado a América sob as ordens dos Reis de Espanha.

Curiosamente, o objectivo de Cristóvão Colombo era atingir a Índia atravessando o Oceano Atlântico.

Embora não tenha chegado à Índia, conseguiu descobrir as ilhas das Caraíbas (Antilhas) e, mais tarde, a costa do Golfo do México na América Central.

Controvérsia em Relação ao Local de Nascimento de Cristóvão Colombo

A data e o local de nascimento de Cristóvão Colombo não são muito consensuais.

A teoria mais difundida é que Cristóvão Colombo nasceu em 1451 na República de Génova, Itália. Outras teorias afirmam que era português ou espanhol.

A teoria de Cristóvão Colombo ser italiano perde muita credibilidade pois alegadamente Colombo não sabia falar ou escrever italiano. Além disso, não deu um único nome italiano a qualquer das terras que descobriu. Foi dele a proposta aos réis espanhóis da realização de um Tratado para a partilha do mundo com os portugueses, o que iria impossibilitar as repúblicas italianas de descobrir outras terras.

Mas a teoria de Cristóvão Colombo ser espanhol também não é muito boa. Como já foi dito, propôs a realização do Tratado de Tordesilhas cuja linha divisória salvaguardava desde logo o Brasil para Portugal. Posteriormente recusou-se a fornecer aos réis espanhóis as coordenadas sobre as ilhas que havia descoberto, deixando-os assim à mercê dos negociadores portugueses. Em Espanha foi sempre considerado “português” ou “estrangeiro”. Nunca se naturalizou espanhol, pedindo ao seu filho português e seu herdeiro para que nunca se esquecesse das suas origens.

A teoria de Cristóvão Colombo ser português apenas surgiu no século XX sendo logo censurada pela historiografia oficial. Os únicos documentos originais que existem e que estão escritos por si, a maioria das palavras que utiliza são em português espanholado. Não era de admirar que soubesse espanhol, dado que foi para Espanha, em 1484, 7 anos antes da sua primeira viagem à América.

Retrato de Cristovão Colombo (Autor: Imagem em domínio público)

Retrato de Cristovão Colombo (Autor: Imagem em domínio público)

O que espanta é que ao fim de 21 anos a viver neste país continuasse a usar uma ortografia portuguesa e um espanhol aportuguesado.  Refira-se que os primeiros documentos da Corte Castelhana onde se referem a sua nacionalidade consta que é “português” (1486) e só mais tarde é referido como “estrangeiro”.

Sendo português, espanhol ou italiano, em 1478, Cristóvão Colombo casou com uma portuguesa, instalando-se de seguida em Porto Santo.

Passados 6 anos (1484) apresentou a D. João II um projecto cujo objectivo principal seria atingir as Índias navegando para o Ocidente, contornando o planeta. Este seu projecto era alicerçado em dois grandes pontos: a Terra é esférica e os mares são formados por uma única massa. Porém o rei português não aceitou patrocinar tal viagem.

Colombo tentou convencer os réis de Espanha. Apenas em 1492 estes réis aceitaram dar apoio a esta viagem. Se Colombo conseguisse atingir os seus intentos teria como contrapartida os cargos de Almirante do Mar Oceano e Vice-Rei das Índias. Além disso, teria também direito a dez por cento do valor do comércio efectuado nos novos domínios.

Nesse mesmo ano Cristóvão Colombo partiu, com uma frota de três navios Atravessou o Atlântico e descobriu São Salvador. Aportou depois a outras ilhas, como Cuba e o Haiti. Em Janeiro de 1493, regressou à Europa, sendo recebido em glória na corte dos Reis Católicos.
Em Setembro de 1493 encetou Colombo uma segunda viagem rumo aos novos territórios, descobrindo então as ilhas de Porto Rico e Jamaica.

A terceira expedição partiu em 1498. Porém, Colombo era acusado de excessiva autonomia da sua acção nas Américas. De facto, o explorador não conseguiu evitar uma sucessão de tumultos violentos nas terras descobertas. Também não era vista com bons olhos uma incompreensível severidade para com os colonos. Assim, foi afastado por um enviado dos monarcas, preso e embarcado para Espanha em 1500.

Foi já sem títulos que o navegador fez uma última viagem em 1502 (a quarta). Viria a falecer em Valladolid, decorria o ano de 1506. Colombo esteve sempre convencido que os territórios que ia descobrindo pertenciam à Ásia. Porém, o seu lugar na história é grande uma vez que é-lhe atribuída a ele a descoberta da América pela Europa Moderna.

Imagens do Cristóvão Colombo

Não Encontrou o Que Estava Procurando? Tente o Google!

Marcados com: , ,
Publicado em Era dos Descobrimentos, Ilustres de Portugal
10 comentários sobre “Cristóvão Colombo
  1. Tongoiano81 disse:

    Posso saber por que em nenhum momento foi citada a palavra Brasil? Quem foi o maldito português que descobriram nossas terras brasileiras?

  2. Marcel disse:

    Meu caro, é só ler com atenção, o Brasil foi descoberto pelos portugueses (Pedro Álvares Cabral) em 1500. Aqui se trata de Cristóvão Colombo, navegador considerado italiano pela maioria das teorias, que descobriu a América em 1492 quando buscava atingir às Índias pelo Oceano Atlântico, preste mais atenção ao ler as coisas.

  3. TheFpsKiller disse:

    Foi Pedro Álvares Cabral em 1500.
    As vossas terras tiveram a independencia quando dom pedroIV (eu acho) vos libertou

  4. luis sousa disse:

    maldito és tu filho da puta se soubesse quem és te matava de certeza

  5. Remove

    No dia 4 de Maio de 2014 às 21:10, Disqus escreveu:

  6. anonimo disse:

    Muito bom saber! Aqui no Brasil sempre aprendemos que Colombo era italiano.
    Bem interessante!

  7. Francino Gavea disse:

    CRISTOVAO COLOMBO FOI UM GRANDE EROI DESPERDICdo pea Co Rdia dosportugueses

  8. Ana disse:

    @Tongoiano81
    Maldita foi a hora em que você leu este texto como maldita é a sua IGNORANCIA.
    A que propósito se falaria do Brasil quando o assunto é Colombo?

  9. larissa rodrigues disse:

    nossa amei tinha tudo que eu precisava,colombo foi um grande descobridor de terras em<3

  10. anonimo disse:

    Tinha tudo o que precisei!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Newsletter
Questionário

Ponte 25 de Abril ou Ponte Salazar?

View Results

Carregando ... Carregando ...
Publicidade
Acerca
Bem-vindo ao HistóriaDePortugal.info, um portal informativo dedicado exclusivamente à História de Portugal.

Temos como objectivo ser o recurso mais completo na Internet sobre a História de Portugal.


Partilhar história
A História de Portugal está pouco divulgada na Internet. Ajude o HistoriaDePortugal.info a expandir através da partilha do seu conhecimento. Contamos com a sua ajuda!

Criar artigo