Coreto Paroquial de Canelas

De Vila Nova de Gaia faz parte a freguesia de Canelas encontrando-se na parte central deste concelho. Para quem quer visitar Canelas saiba que esta localidade se encontra dotada de bons acessos assim como estabelecimentos de interesse como é o caso dos correios e da GNR.

Nesta freguesia podem ser encontrados e visitados muitos locais de interesse como é o caso da Igreja Matriz, do Solar dos Condes de Resende, que foi transformado na  Casa Municipal da Cultura, da Capela da Rechousa, da Capela do Sr. do Calvário, da Capela do Sr. dos Aflitos, das Pedreiras da Serra de Negrelos e do Museu do Granito

Pelo país fora pode notar-se a existência de muitos coretos e a citada freguesia foi também em tempos galardoada com a construção de um. Um Coreto ao ar livre como qualquer outro, construído num jardim e que serve de palco às atividades das bandas musica e concertos que se fazem nas festas e romarias. Pode também ser usado para fazer apresentações políticas e/ou culturais.

Coreto Paroquial de Canelas faz parte do património nacional uma vez que foi classificado como Imóvel de Valor Concelhio no ano de 1980. Pode ser visitado no jardim de S. João de Canelas mesmo em frente à Igreja Matriz e a data da sua construção refere-se ao ano de 1907.

Construído com base na arte Nova tem uma planta octogonal, seis metros de diâmetro e uma base de granito com revestimento a azulejos. A sua cobertura é feita em ferro pintado de verde e foi obra da Serralharia Artística do Corvo. Quanto ao seu interior, este apresenta-se com uma cúpula pintada com medalhões e “moldurados de ornatos estilizados”. Ao observar-se este coreto podem ser vislumbradas determinadas figuras da história da música como é o caso de Verdi, Beethoven, Wagner, Schubert, Cesar Morais, Aubert e Alfredo Keil.

Não Encontrou o Que Estava Procurando? Tente o Google!

Marcados com: , , , ,
Publicado em Coretos de Portugal

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Newsletter
Questionário

Ponte 25 de Abril ou Ponte Salazar?

View Results

Carregando ... Carregando ...
Publicidade
Acerca
Bem-vindo ao HistóriaDePortugal.info, um portal informativo dedicado exclusivamente à História de Portugal.

Temos como objectivo ser o recurso mais completo na Internet sobre a História de Portugal.


Partilhar história
A História de Portugal está pouco divulgada na Internet. Ajude o HistoriaDePortugal.info a expandir através da partilha do seu conhecimento. Contamos com a sua ajuda!

Criar artigo