Convento de São Bento de Cástris

É no concelho de Évora mais propriamente na freguesia da Malagueira que se encontra um monumento nacional conhecido pelo nome de Convento de São Bento de Cástris. O mosteiro em questão pertenceu à Ordem de Cister e sabe-se que este é o mosteiro feminino mais antigo que pode ser encontrado em Portugal a sul do rio Tejo.

Foi D. Urraca Ximenes que o mandou construir no ano de 1274 no ponto mais alto da cidade e sabe-se também que este fez história durante a crise da dinastia de 1383 a 1385. Nesta altura D. Joana Peres conhecida como a Aleivosa era a abadessa do citado mosteiro e havia ali se escondido, mas mais tarde enquanto decorria a revolução do Mestre de Avis foi morta pela multidão na Praça do Giraldo.

Quando ocorreu a morte da última freira que ali morava, a existência do mosteiro como convento terminou (após seis seculos) o que aconteceu no ano de 1890. Foi nesta altura que ele passou a ser pertença do estado tendo sido usado pela Escola Agrícola durante algum tempo e mais tarde serviu para alojar os meninos da Casa Pia de Évora. No presente está totalmente desocupado e deixado ao abandono colocando em perigo a integridade arquitetónica e tendo já sofrido alguns roubos dos quais destacamos o de 2011 onde terá desaparecido um dos sinos ali existentes.

Quanto à sua arquitetura pode-se dizer que é bastante marcada pelo estilo manuelino principalmente as abóbadas da igreja, o claustro, a sala do capítulo e o refeitório. No exterior pode observar-se a justaposição de vários telhados assim como de pavilhões e campanários que lhe confere um aspeto bastante distinto e pitoresco. Os traços do estilo românico, gótico, mudéjar e barroco também são denunciados e segundo dados históricos sabe-se que as principais intervenções foram realizadas durante o reinado de D. Manuel.

Foi já anunciado que muito em breve o atual Museu Nacional da Música que se encontra na estação do Alto dos Cucos do Metro de Lisboa irá ser deslocado para o mosteiro aqui destacado.

Não Encontrou o Que Estava Procurando? Tente o Google!

Marcados com: , , , ,
Publicado em Conventos em Portugal

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Newsletter
Questionário

Ponte 25 de Abril ou Ponte Salazar?

View Results

Carregando ... Carregando ...
Publicidade
Acerca
Bem-vindo ao HistóriaDePortugal.info, um portal informativo dedicado exclusivamente à História de Portugal.

Temos como objectivo ser o recurso mais completo na Internet sobre a História de Portugal.


Partilhar história
A História de Portugal está pouco divulgada na Internet. Ajude o HistoriaDePortugal.info a expandir através da partilha do seu conhecimento. Contamos com a sua ajuda!

Criar artigo