Convento de Santa Maria do Bouro

O Convento de Santa Maria do Bouro, fica situado nas proximidades de Amares, no distrito de Braga, sendo este um edifício religioso construído durante o século XVIII.

O Convento foi erigido sobre uma antiga abadia cisterciense, o Mosteiro de S. Bernardo, que não se sabe muito bem quando havia sido construída, mas que é certo que á existia no ano de 1148, quando o primeiro rei de Portugal, D. Afonso Henriques, outorgou aos monges da Ordem de S. Bernardo senhorio do couto de Bouro.

Mais tarde, no ano de 1514, o rei D. Manuel I concedeu o foral a esta mesma Ordem.

Pouco sobra atualmente desta construção românica do século XII, existindo apenas um pouco do aparelho numa das paredes do cenóbio e também a pia batismal que se encontra no transepto da igreja.

Características do Convento de Santa Maria do Bouro

O acesso à atual igreja, é feito através de uma ampla escadaria. Quanto à fachada, é sóbria e apresenta um corpo central que possui três arcos de volta perfeita, em que o arco o central é o de maiores dimensões e forma uma galilé.

A galilé possui três nichos de frontão triangular acima de si, onde se encontram inseridas algumas imagens setecentistas de S. Bento e também de S. Bernardo, os dois monges que fundaram esta ordem cisterciense.

No segundo piso do Convento de Santa Maria do Bouro pode-se observar três aberturas independentes, com grades que desenham um interrompido arco abatido.

Convento de Santa Maria do Bouro (Autor: Glaucco97)

Convento de Santa Maria do Bouro (Autor: Glaucco97)

A fachada do Convento de Santa Maria do Bouro encontra-se rematada por um frontão contracurvado, ao centro do qual se encontram as armas reais de Portugal e também as armas da Ordem de Cister.

Acima dessas armas pode ver-se uma cruz latina. A ladear o corpo central da fachada, estão duas torres sineiras com cobertura em forma de bulbo.

O interior do Convento de Santa Maria do Bouro divide-se em três naves, sendo a nave central a de maiores dimensões, que ficam separadas por arcadas de volta perfeita com colunas da ordem toscana a sustentá-la.

Tanto as arcadas do corpo da igreja como as sanefas das janelas e o arco da capela-mor estão revestidos por uma estrutura de talha barroca, em que a delicadeza do branco via alternado com a túrgida decoração dourada.

Nas laterais das naves, podemos encontrar altares revestidos em talha setecentista dourada e policromada, nos quais se inserem algumas imagens e pinturas de santos, de estilo barroco.

Na capela-mor do Convento de Santa Maria do Bouro, pode-se observar um belo retábulo de estilo setecentista.

No entanto, merece especial destaque a grandiosa cadeira abacial do século XVIII e também o magnífico cadeiral, da segunda metade do século XVII, que aí se encontra.

Este cadeiral encontra-se disposto em dois andares, sendo que os painéis do espaldar apresentam baixo-relevos entalhados que narram alguns episódios da vida de S. Bento e da vida de S. Bernardo.

Mais tarde, já no século XVIII, foi acrescentado ao cadeiral um dossel dourado, além de se terem realizado algumas modificações ao nível das cadeiras em pau preto.

Para aceder à sacristia, é necessário entrar pelo átrio abobadado, sendo que depois, há uma escadaria que nos leva às restantes dependências do convento.

A sacristia possui um teto de caixotões que ostenta pinturas fitomórficas policromadas e de enrolamentos, que nos recordam o estilo Barroco Joanino.

Já nas paredes, podemos observar belos painéis de azulejo setecentistas a duas cores (azul e branco), que retratam algumas cenas da vida de S. Bernardo.

A quadra do claustro possui a forma de sete tramos de arcadas, que se encontram assentes em fortes colunas em granito da ordem toscana.

Atualidade no Convento de Santa Maria do Bouro

Atualmente, o Convento de Santa Maria de Bouro sofreu algumas obras de restauro e tem servido como pousada, integrando a rede das pousadas de Portugal, tendo recebido o nome de “Pousada Histórica Design”.

Se você procura um local sossegado, no norte do país, e próximo do Parque Nacional da Peneda Gerês, então encontra aqui uma óptima solução.

Não Encontrou o Que Estava Procurando? Tente o Google!

Marcados com: ,
Publicado em Conventos em Portugal

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Newsletter
Questionário

Ponte 25 de Abril ou Ponte Salazar?

View Results

Carregando ... Carregando ...
Publicidade
Acerca
Bem-vindo ao HistóriaDePortugal.info, um portal informativo dedicado exclusivamente à História de Portugal.

Temos como objectivo ser o recurso mais completo na Internet sobre a História de Portugal.


Partilhar história
A História de Portugal está pouco divulgada na Internet. Ajude o HistoriaDePortugal.info a expandir através da partilha do seu conhecimento. Contamos com a sua ajuda!

Criar artigo