Convento de Cristo

Na cidade de Tomar pode encontrar um monumento cheio de história que também preenche a história de Portugal. Um monumento que foi classificado pela UNESCO no ano de 1984 como Património Mundial e que em tempos foi pertença da Ordem dos Templários. Foi construído no cimo de uma elevação e encontra-se rodeado pelas muralhas pertencentes ao Castelo de Tomar assim como pela mata.

Este convento é constituído por claustros (sete) e outros edifícios que possuem no seu interior obras de arquitetura de grande importância. De todos os sete claustros são apenas dois que nos mostram o conceito e a beleza das obras renascentistas. São eles o Claustro de D João III e o Claustro principal do Convento de Cristo de quem a responsabilidade pertence ao arquiteto Diogo de Torralva. A igreja de Nossa Senhora da Conceição também localizada em Tomar é igualmente responsabilidade do mesmo arquiteto.

Quanto aos outros claustros podemos citar o Claustro das Lavagens assim como o Claustro de D. Henrique que são alusivos à primeira metade do século XV. Existe ainda o Claustro de Santa Bárbara que fica quase imperceptível devido à presença da Janela do Capitulo. Por fim temos que falar dos Claustros da Micha, do Claustro das Hospedarias que é formado por dois pisos e ainda o Claustro dos Corvos.

A sua arquitetura apresenta traços góticos, renascentistas, maneiristas, barrocos, românicos e manuelinos. No entanto, os claustros são essencialmente góticos apresentando uma estrutura de arcadas quebradas por cima de colunas grupadas. Quanto à nave manuelina, esta encontra-se coberta com uma abóbada rebaixada. Ao visualizar as janelas verifica-se que os seus frisos e as platibandas apresentam-se com um corpo manuelino e uma decoração vegetalista.

Presentemente o Convento de Cristo constitui um espaço dedicado à cultura e relacionado com o turismo. Para quem visita o Convento de Cristo, a Janela do Capítulo é um dos pontos mais importantes desta estrutura e que representa a arte Manuelina em Portugal.

Não Encontrou o Que Estava Procurando? Tente o Google!

Marcados com: , ,
Publicado em Conventos em Portugal

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Newsletter
Questionário

Ponte 25 de Abril ou Ponte Salazar?

View Results

Carregando ... Carregando ...
Publicidade
Acerca
Bem-vindo ao HistóriaDePortugal.info, um portal informativo dedicado exclusivamente à História de Portugal.

Temos como objectivo ser o recurso mais completo na Internet sobre a História de Portugal.


Partilhar história
A História de Portugal está pouco divulgada na Internet. Ajude o HistoriaDePortugal.info a expandir através da partilha do seu conhecimento. Contamos com a sua ajuda!

Criar artigo