Convento de Alpendurada

O Convento de Alpendurada é um convento beneditino datado do século XI, ou seja, anterior à fundação da nacionalidade. Como o nome indica, fica situado na freguesia de Alpendurada e Matos, no concelho de Marco de Canavezes, distrito do Porto, entre o Douro e o Tâmega.

Nos dias de D. Afonso Henriques, primeiro rei de Portugal, o Convento de Alpendurada assumiu grande importância histórica, tendo recebido da parte deste couto e honras. Nessa época, a Biblioteca do Convento foi de extrema importância, tendo aí sido guardados os documentos mais importantes do Reino.

O Convento de Alpendurada é um dos raros edifícios em Portugal datados dessa época que manteve os traços originais graças a diversas obras de restauro, mantendo também as suas pedras seculares e albergando um espólio muito rico, frutos dos seus vários séculos de história. Atualmente, existem também ainda quinze casas construídas pelos monges beneditinos que mantêm os seus traços originais.

Entre o espólio do Convento de Alpendurada, ainda hoje aí podem ser visitados os seus belíssimos salões de influência romana e árabe, o seu mobiliário e lustres luxuosos datados dos séculos XVII e XVIII, a sua azulejaria, um gigantesco forno a lenha com cerca de dois metros de altura e três metros de profundidade e uma valiosa colecção de coches raros.

Nos nossos dias, o Convento de Alpendurada foi transformado num Hotel de luxo / instância turística, cujas antigas celas, que serviram em tempos de dormitório para os frades beneditinos, e que mantêm junto às janelas os seus bancos de pedra, foram transformadas em quartos de hóspedes.

O convento tem uma configuração pouco comum para este tipo de edifícios e encontra-se rodeado por um amplo terreno onde os hóspedes e turistas podem desfrutar de uma belíssima paisagem natural e também praticar algum desporto nos seus circuitos de manutenção, nos campos de ténis, na piscina, ou na praia fluvial.

Não Encontrou o Que Estava Procurando? Tente o Google!

Marcados com: , ,
Publicado em Conventos em Portugal

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Newsletter
Questionário

Ponte 25 de Abril ou Ponte Salazar?

View Results

Carregando ... Carregando ...
Publicidade
Acerca
Bem-vindo ao HistóriaDePortugal.info, um portal informativo dedicado exclusivamente à História de Portugal.

Temos como objectivo ser o recurso mais completo na Internet sobre a História de Portugal.


Partilhar história
A História de Portugal está pouco divulgada na Internet. Ajude o HistoriaDePortugal.info a expandir através da partilha do seu conhecimento. Contamos com a sua ajuda!

Criar artigo