Colégio do Espírito Santo

Na cidade de Évora podem ser encontrados muitos monumentos históricos sendo esta uma das zonas mais ricas do nosso país no que se refere a edifícios com história e um excelente destino para visitar. Alguns desses monumentos encontram-se abertos ao público o que facilita a sua visita enquanto que outros que servem a fins bem diferentes tendo sido transformados em meros alojamentos para organismos públicos.

Muitos dos edifícios presentes por aquelas bandas sofreram grandes remodelações e reconstruções, mas outros há que se mantem iguais à sua primitiva construção. O Colégio do Espírito Santo está localizado nesta zona contribuindo também este para contar um pouco da nossa história, embora presentemente o seu uso não se destine a tal proeza.

Este colégio é também conhecido pelo nome de Colégio da Companhia de Jesus e pode ser observado no Largo dos Colegiais. A sua construção remonta aos seculo XVI e foi o Cardeal D. Henrique, o então arcebispo da cidade, que deu essa ordem. Ao vislumbrar o edifício denotam-se grandes influências jesuítas nos seus traços arquitetónicos.

Sabe-se que sete anos depois da sua construção se dá uma nova edificação: a construção da Igreja de invocação ao Espírito Santo que se dá como concluída no ano de 1572. Esta igreja apresenta grandes marcas do estilo que era usado em todas as estruturas da Companhia de Jesus.

O citado colégio é formado por diversas salas de aulas em cuja decoração foi usado o azulejo barroco durante o reinado de D. João V e a fachada da Sala dos Altos que apresenta na sua embelezamento algumas figuras alegóricas esculpidas no mármore. Esta sala apresenta também um frontão ladeado por volutas e no centro podem ver-se as armas do Cardeal-Infante. No edifício central pode encontrar-se a reitoria, auditórios, salas de aulas entre outros. O colégio está classificado como Monumento nacional desde 1910 e encontra-se inscrito na Lista do Património Mundial da UNESCO.

Não Encontrou o Que Estava Procurando? Tente o Google!

Marcados com: , , , , , ,
Publicado em Colégios de Portugal

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Newsletter
Questionário

Ponte 25 de Abril ou Ponte Salazar?

View Results

Carregando ... Carregando ...
Publicidade
Acerca
Bem-vindo ao HistóriaDePortugal.info, um portal informativo dedicado exclusivamente à História de Portugal.

Temos como objectivo ser o recurso mais completo na Internet sobre a História de Portugal.


Partilhar história
A História de Portugal está pouco divulgada na Internet. Ajude o HistoriaDePortugal.info a expandir através da partilha do seu conhecimento. Contamos com a sua ajuda!

Criar artigo