Chalet da Condessa

O Chalet da Condessa pode ser visitado no Parque da Pena e como qualquer outro monumento também tem a sua história. Foi na parte final seculo XIX que D. Fernando II e a sua segunda mulher Elise Hensler, a Condessa d’Edla e cantora de ópera muito conhecida na época, que deram ordens para a construção de um chalet dentro do citado parque.

Foi então edificado um chalet e um jardim que se pretendia privado e romântico para que fosse eleito o espaço de amparo e recreio do citado casal. A sua localização também não foi deixada ao acaso tendo sido escolhida de forma estratégica, a poente do Palácio da Pena. As suas linhas de construção seguiram o modelo dos Chalets Alpinos muito na moda nessa altura na Europa.

Na sua ornamentação interior sobressaem as pinturas murais, os azulejos, os estuques e a cortiça como elemento decorativo e de isolamento. Quanto ao exterior, o jardim que rodeia a casa, é composto por vegetação autóctone e espécies botânicas cuja proveniência é de variados pontos do mundo conferindo-lhe uma paisagem exótica. Dentro de todas as espécies ali existentes podem ser diferençados os fetos arborescentes da Austrália e Nova Zelândia. Ainda dentro deste espaço podem ser destacadas a Feteira da Condessa, o Caramanchão, o Jardim da Joina e ainda os lagos.

Este monumento esteve sempre muito bem resguardado e encontra-se agora aberto ao público depois da sua recuperação, uma vez que ao longo dos anos havia sofrido degradação. Esta degradação foi essencialmente da responsabilidade do incendio que se verificou em 1999 e a sua reconstrução iniciou-se no ano de 2007. São diversificados e numerosos os locais a descobrir nos passeios que por ali se podem fazer, como fontes e miradouros. Neste jardim com cerca de 1,5 hectares podem também ser vistos cavalos que vieram do norte da Europa.

Não Encontrou o Que Estava Procurando? Tente o Google!

Marcados com: , ,
Publicado em Chalets de Portugal

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Newsletter
Questionário

Ponte 25 de Abril ou Ponte Salazar?

View Results

Carregando ... Carregando ...
Publicidade
Acerca
Bem-vindo ao HistóriaDePortugal.info, um portal informativo dedicado exclusivamente à História de Portugal.

Temos como objectivo ser o recurso mais completo na Internet sobre a História de Portugal.


Partilhar história
A História de Portugal está pouco divulgada na Internet. Ajude o HistoriaDePortugal.info a expandir através da partilha do seu conhecimento. Contamos com a sua ajuda!

Criar artigo