Chafariz da Praça do Giraldo

Quando se visita o sul de Portugal a passagem na cidade de Évora é quase obrigatória. Nesta cidade alentejana podem ser observadas e visitadas várias obras de arquitetura muitas delas já com uma longa história. É muitas dessas longas histórias que contam a história de Portugal e a façanha dos portugueses ao longo da sua existência.

O Chafariz da Praça do Giraldo pode ser encontrado na citada cidade, foi também conhecido pelo nome de Terreiro ou Praça de Alconchel durante os passados seculos XIII e XV. Era também apelidado de Praça Grande nos seculos XV e XIX e veio dar continuidade a um outro que havia sido construído de forma a marcar o fim das obras do Aqueduto de Prata, construído em 1537, e que tinha o seu términus nesse mesmo local.

Como referido anteriormente já em tempos mais remotos havia sido construído ali mesmo um chafariz, mas que foi mandado demolir pelo cardeal Infante D. Henrique com o único propósito de dar mais espaço à praça e deixar mais à vista a Igreja de Santo Antão.

O presente chafariz foi obra do arquiteto Afonso Álvares e foi mandado erguer por D. João III em 1571 fazendo parte do plano de modernização da cidade. Apresenta uma planta circular e o mármore branco foi o material de eleição para a sua construção. Apresenta oito mascarões que rematam as bicas de onde se vê a água a sair caindo em seguida numa taça que dá forma à base do chafariz.

A escolha do local para a feitura deste monumento, que foi classificado como monumento nacional, teve a ver com a sua implementação num contexto urbano e era ali que se realizavam nos seculos XV e XIX o mercado diário, a feira anual e as conhecidas corridas de touros da cidade. Durante muitos anos este foi o local mais importante no que se refere ao abastecimento de água à população sendo hoje apenas um local de visita.

Partilha!Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on Tumblr0Pin on Pinterest0Share on LinkedIn0Share on Reddit0Share on VKEmail this to someone

Não Encontrou o Que Estava Procurando? Tente o Google!

Marcados com: , , , , ,
Publicado em Chafarizes de Portugal

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Newsletter
Questionário

Ponte 25 de Abril ou Ponte Salazar?

View Results

Carregando ... Carregando ...
Publicidade
Acerca
Bem-vindo ao HistóriaDePortugal.info, um portal informativo dedicado exclusivamente à História de Portugal.

Temos como objectivo ser o recurso mais completo na Internet sobre a História de Portugal.


Partilhar história
A História de Portugal está pouco divulgada na Internet. Ajude o HistoriaDePortugal.info a expandir através da partilha do seu conhecimento. Contamos com a sua ajuda!

Criar artigo