Cemitério do Prado Repouso

Na cidade do Porto pode ser verificada a existência de várias organizações sendo uma delas o Departamento Municipal do Ambiente e Serviços Urbanos (DMASU) e a Divisão Municipal de Parques Urbanos (DMPU). Estas duas organizações têm a responsabilidade conjunta da organização e proteção dos dois cemitérios municipais da cidade do Porto: o Cemitério do Prado do Repouso e Cemitério de Agramonte.

O Cemitério do Prado do Repouso é o mais antigo cemitério municipal da cidade em questão e também o único que oferece aos habitantes a possibilidade de cremar os seus familiares mortos.

Quanto à história deste local façamos aqui um resumo. O bispo Dom Frei Marcos de Lisboa no final do seculo em que viveu, seculo XVI, manda fazer a construção de uma brévia na Quinta do Prado. Esta quinta é alvo de remodelações durante o seculo XVIII a cargo do Bispo Dom Tomás de Almeida. Mais tarde, nos finais do século XIX é Dom João de Magalhães e Avelar que faz uma cedência de uma determinada área dos seus terrenos com o objetivo de se dar a construção do Seminário Episcopal. Em 1838 o prelado faz uma doação do restante terreno da quinta e dá-se início ao Cemitério do Prado do Repouso que foi inaugurado a um de Setembro do ano seguinte. Aquando desta inauguração foi efetuada a transladação dos restos mortais do conhecido e falado Francisco de Almada Mendonça, que havia sido ali provedor.

A construção que maior destaque tem neste local é a Capela Geral que apresenta uma planta centrada e oitavada com uma cúpula onde se pode observar uma cruz. Pode também verificar-se a existência de diferentes jazigos, mas são os jazigos dos Mártires da Liberdade assim como o do Dr. José Plácido Campeam que merecem maior destaque.
Dentro do citado cemitério pode também ser observada uma coleção de Arquitetura e Escultura que reúne várias obras da autoria de Soares dos Reis e Teixeira Lopes.

Partilha!Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on Tumblr0Pin on Pinterest0Share on LinkedIn0Share on Reddit0Share on VKEmail this to someone

Não Encontrou o Que Estava Procurando? Tente o Google!

Marcados com: , ,
Publicado em Cemitérios de Portugal

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Newsletter
Questionário

Ponte 25 de Abril ou Ponte Salazar?

View Results

Carregando ... Carregando ...
Publicidade
Acerca
Bem-vindo ao HistóriaDePortugal.info, um portal informativo dedicado exclusivamente à História de Portugal.

Temos como objectivo ser o recurso mais completo na Internet sobre a História de Portugal.


Partilhar história
A História de Portugal está pouco divulgada na Internet. Ajude o HistoriaDePortugal.info a expandir através da partilha do seu conhecimento. Contamos com a sua ajuda!

Criar artigo