Cavaco Silva

Aníbal Cavaco Silva nasceu em Boliqueime, Loulé, a 15 de julho de 1939. É casado com Maria Cavaco Silva, com a qual teve dois filhos e tem atualmente cinco netos. Cumpriu serviço militar em Lourenço Marques, Moçambique, entre 1962 e 1965, atuando como oficial miliciano do exército.

A nível académico, Cavaco Silva licenciou-se em Finanças, em Lisboa, pelo Instituto Superior de Ciências Económica e Financeiras. Mais tarde, fez o seu doutoramento em Economia no Reino Unido, pela Universidade de York. Mais tarde viria a exercer a função de Professor Catedrático pela Universidade Nova de Lisboa. Entre ter exercido funções como Primeiro-Ministro e até ser eleito Presidente da República, exerceu também funções como Professor Catedrático na Universidade Católica Portuguesa.

Imagem de Cavaco Silva (Autor: Roberto Stuckert Filho)

Imagem de Cavaco Silva (Autor: Roberto Stuckert Filho)

Tanto a nível nacional como a nível internacional., ao longo da sua vida, Aníbal Cavaco Silva foi agraciado com diversas condecorações.

Mas, foi na política que Cavaco Silva se tornou uma figura de destaque. Foi o Primeiro-Ministro que, em democracia, liderou Portugal durante um período mais longo, entre 1985 e 1995. De grande relevância é também o fato de ter conseguido ser eleito por maioria absoluta duas vezes consecutivas, em eleições legislativas.

Enquanto Primeiro-Ministro, Cavaco Silva desempenhou um papel muito importante no processo de construção da União Europeia, tendo tido grande influência na elaboração do Tratado de Maastricht. Foi também durante os seus governos que Portugal foi criando a condições essenciais para a sua integração no grupo dos primeiros países a aderirem à moeda única europeia. Teve também um papel preponderante para a democratização dos países africanos de língua oficial portuguesa (PALOP), tendo estado nas negociações de paz em Angola e Moçambique. Além disso, participou também na criação da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP).

Atualmente, Aníbal Cavaco Silva desempenha funções como 19º Presidente da República Portuguesa, encontrando-se já no seu segundo mandato, tendo sido eleito em 2006 e reeleito em 2011.

Não Encontrou o Que Estava Procurando? Tente o Google!

Marcados com: , ,
Publicado em História de Portugal

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Newsletter
Questionário

Ponte 25 de Abril ou Ponte Salazar?

View Results

Carregando ... Carregando ...
Publicidade
Acerca
Bem-vindo ao HistóriaDePortugal.info, um portal informativo dedicado exclusivamente à História de Portugal.

Temos como objectivo ser o recurso mais completo na Internet sobre a História de Portugal.


Partilhar história
A História de Portugal está pouco divulgada na Internet. Ajude o HistoriaDePortugal.info a expandir através da partilha do seu conhecimento. Contamos com a sua ajuda!

Criar artigo