Catedral do Porto

A Catedral do Porto, também conhecida como Sé do Porto, é um dos principais monumentos nacionais e um dos símbolos da cidade invicta.

A sua construção teve início durante o século XII e ficou terminada no início do século XIII, tendo sido construído num estilo românico. No entanto, são poucas as características iniciais que se mantiveram até aos nossos dias, visto eu o edifício sofreu diversas obras de remodelação ao longo dos séculos. Ainda assim, algumas das propriedades iniciais que se mantêm são o corpo de três naves da igreja com cobertura com formato de abóboda de canhão. Mantém-se também a sua bela rosácea de estilo românico e os arcobotantes que sustentam a abóboda da nave central.

Imagem da Catedral do Porto (Autor: Nuno Tavares)

Imagem da Catedral do Porto (Autor: Nuno Tavares)

Na primeira metade do século XIV, foi construída a capela funerária (de estilo gótico) de João Gordo que aí foi sepultado. João Gordo foi um dos colaboradores do rei D. Dinis e cavaleiro da Ordem dos Hospitalários. Também de estilo gótico é o claustro, mandado construir durante o reinado de D. João I, entre os séculos XIV e XV. Foi aí, na Sé Catedral do Porto, que D. João I se casou com D. Filipa de Lencastre, no ano de 1387.

Mas foi na época barroca que o edifício sofreu as maiores alterações, principalmente sob a influência do arquiteto italiano Nicolau Nasoni, autor de muitas obras que são símbolos da cidade. Data de 1736 a galilé barroca que foi adicionada à fachada lateral. Trinta e seis anos mais tarde foi construído um novo portal de estilo barroco, que substituiu o original de estilo gótico.

Na Sé Catedral do Porto encontram-se também três órgãos muito valiosos, sendo um deles muito antigo, datado do início do desenvolvimento organístico em Portugal.

No exterior da Sé Catedral do Porto, podemos encontrar uma estátua representando o primeiro Conde de Portucale, Vímara Peres.

Partilha!Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on Tumblr0Pin on Pinterest0Share on LinkedIn0Share on Reddit0Share on VKEmail this to someone

Não Encontrou o Que Estava Procurando? Tente o Google!

Marcados com: , , ,
Publicado em Catedrais de Portugal

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Newsletter
Questionário

Ponte 25 de Abril ou Ponte Salazar?

View Results

Carregando ... Carregando ...
Publicidade
Acerca
Bem-vindo ao HistóriaDePortugal.info, um portal informativo dedicado exclusivamente à História de Portugal.

Temos como objectivo ser o recurso mais completo na Internet sobre a História de Portugal.


Partilhar história
A História de Portugal está pouco divulgada na Internet. Ajude o HistoriaDePortugal.info a expandir através da partilha do seu conhecimento. Contamos com a sua ajuda!

Criar artigo