Castelo e Muralhas de Monsanto

O Castelo de Monsanto está alojado na Beira Baixa mais propriamente no concelho de Idanha-a-Nova, na freguesia de Monsanto e pertence ao distrito de Castelo Branco.

O citado castelo apresenta-se no cimo de um monte, na margem direita do rio Pônsul, com uma arquitetura militar e medieval. Ostenta ainda três recintos rodeados de muros que sugerem uma defesa passiva: um recinto com traçado irregular e ovalado, um recinto lateral com um delineamento oblongo e irregular e ainda um recinto interior com um projeto rectangular e que integra as canhoneiras e as respetivas rampas.

As suas muralhas são desprovidas de merlões e a casa do guarda tem uma planta retangular com uma porta que ostenta um arco pleno e bombardeiras cruzetadas. As restantes portas são igualmente em arco pleno e com uma cobertura com abóbada de berço. No que diz respeito às torres, incluindo a de vigia, estas são também de planta retangular adornadas pelo exterior. O castelo é também composto por uma cisterna que se apresenta com dois arcos plenos.

Segundo se sabe foi na época da vivência de D. Afonso Henriques, quando este se apoderou daquelas terras, que foi mandado construir este castelo sob a responsabilidade de D. Gualdim Pais. Mais tarde, é D. Dinis que se responsabiliza pela reconstrução e ampliação das suas infraestruturas. No reinado de D. Manuel I, os muros do castelo são fortalecidos por cinco torres.

No século XVII são feitas mais duas cortinas defensivas e é nessa mesma altura que se processa a remodelação da Capela de Nossa Senhora do Castelo. É no início do século XIX que se dá uma nova remodelação havendo lugar à demolição de cinco torres e a construção de três novas baterias de reforço do portão da entrada, de um baluarte colateral à muralha e da utilização da igreja do castelo como paiol. Depois de muitas transformações e demolições verificadas ao longo da sua existência, o Castelo e as Muralhas de Monsanto são classificados como Monumento Nacional a 29 de Setembro de 1948.

Partilha!Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on Tumblr0Pin on Pinterest0Share on LinkedIn0Share on Reddit0Share on VKEmail this to someone

Não Encontrou o Que Estava Procurando? Tente o Google!

Marcados com: , ,
Publicado em Castelos de Portugal

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Newsletter
Questionário

Ponte 25 de Abril ou Ponte Salazar?

View Results

Carregando ... Carregando ...
Publicidade
Acerca
Bem-vindo ao HistóriaDePortugal.info, um portal informativo dedicado exclusivamente à História de Portugal.

Temos como objectivo ser o recurso mais completo na Internet sobre a História de Portugal.


Partilhar história
A História de Portugal está pouco divulgada na Internet. Ajude o HistoriaDePortugal.info a expandir através da partilha do seu conhecimento. Contamos com a sua ajuda!

Criar artigo