Castelo de Vila Viçosa

O Castelo de Vila Viçosa, como o próprio nome indica, fica situado em Vila Viçosa (Évora) e consiste numa fortificação de arquitetura militar nos estilos gótico, quinhentista e seiscentista.

É composto por uma cerca retangular de planta irregular, pelo castelo artilheiro de planta quadrada também ela irregular e com torres cilindricas situadas em ângulos opostos, e por um fosso com fortificação de traçado tenelhado.

A sua construção prendia-se, inicialmente com objetivos militares, sendo que, atualmente, é usado como Museu da Arqueologia e Museu da Caça, além de se constituir num marco historico-cultural para a região.

Para a sua construção, o Castelo de Vila Viçosa contou com os arquitetos D. António Ortiz, Francisco de Arruda, Benedetto de Ravenna e João Pascácio Cosmander.

História do Castelo de Vila Viçosa

A história do Castelo de Vila Viçosa confunde-se um pouco com a história do próprio concelho, criado por D. Afonso III a 22 de dezembro de 1258. Doze anos mais tarde, o monarca doou a Vila Viçosa o seu primeiro foral, na sequência do qual é provável que tenha sido iniciada a construção do castelo. Mais tarde, durante o reinado de D. Dinis, em 1290, deu-se início à construção da cerca da vila.

O Castelo de Vila Viçosa, como o próprio nome indica, fica situado em Vila Viçosa (Évora) e consiste numa fortificação de arquitetura militar nos estilos gótico (Autor: Rui Ornelas)

O Castelo de Vila Viçosa, como o próprio nome indica, fica situado em Vila Viçosa (Évora) e consiste numa fortificação de arquitetura militar nos estilos gótico (Autor: Rui Ornelas)

Já no século XIV, durante a guerra com Castela, Vila Viçosa e o seu castelo tornou-se no quartel-general das operações. Foi aí que, em 7 de julho de 1389, Gonçalo Vasques de Azevedo reuniu os militares devido à iminente invasão dos castelhanos. A paz viria a ser restaurada a 31 de outubro de 1411 com a assinatura de um tratado de paz com o Reino de Castela.

Em 1422, Vila Viçosa tornou-se na sede do Ducado de Bragança, passando a pertencer aos Duques de Bragança.

Em 1500, D. Jaime, o 4º Duque de Bragança, iniciou a construção do novo paço ducal, sendo que, depois de casar com D. Leonor, estes passaram a habitar o novo paço e o Castelo de Vila Viçosa, empreendendo nessa altura algumas obras de reforma do castelo. è também D. Jaime quem decide artilhar o castelo, bem como construir uma nova cerca que envolvia a antiga, mas esta viria a ser concluída apenas por D. Teodósio I.

Durante o século XVII, o Duque D. Teodósio II patrocionou a construção da Capela de Nossa Senhora dos Remédios e do Arco dos Remédio. Foi também neste século que a maioria dos objetos de luxo e as tapeçarias que estavam no Castelo de VilaViçosa foram transferidas para o Paço da Ribeira.

Em 1642, Domingos Rego foi incumbido pela Câmara de derrubar as casas junto aos muros do castelo de modo a reformar os mesmos. Em 1663 fizeram-se outros trabalhos complementares com o objetivo de reforçar as portas e torres da cerca. No ano seguinte, o castelo contou novamente com obras de ampliação.

A 9 de junho de 1665, começaram os conflitos com os exércitos espanhóis, conflitos esses que duraram mais de 3 anos, resultando na abertura de uma brecha na cerca, bem como na demolição da torre do relógio, das torres da porta de Évora e do arco dos Remédios. Assim, foi necessário proceder-se a novas obras de restauro durante o último terço do século e no início do século XVIII.

No século XIX, durante os reinados de D. Pedro V, D. Luís I e D. Carlos I, o Castelo de Vila Viçosa era ocupado pelas unidades militares que protegiam os monarcas enquanto estes se encontravam aí.

Ao longo do século XX, o Castelo de Vila Viçosa foi alvo de diversas obras que o deixaram com a configuração atual. No início da segunda metade do século, a Fundação da Casa de Bragança decidiu criar o Museu-Biblioteca da Casa de Bragança. Mais tarde, em 1977, a população entregou um abaixo assinado na Câmara Municipal, solicitando que fossem solicitadas algumas obras de restauro, sendo o Museu reaberto a 1 de maio de 1999.

Imagens do Castelo de Vila Viçosa

Partilha!Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on Tumblr0Pin on Pinterest0Share on LinkedIn0Share on Reddit0Share on VKEmail this to someone

Não Encontrou o Que Estava Procurando? Tente o Google!

Marcados com: , ,
Publicado em Castelos de Portugal, História de Portugal, Monumentos de Portugal, Museus de Portugal, Últimos
Um comentário sobre “Castelo de Vila Viçosa
  1. Luana Santos disse:

    Não diz a batalha que aconteceu no Castelo.
    Se tiver diga-me porque eu preciso de fazer um trabalho sobre este Castelo,é muito importante.
    Se não tiver a batalha tente encontrar e enviei-me pelo o meu email por favor é importante.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Newsletter
Questionário

Ponte 25 de Abril ou Ponte Salazar?

View Results

Carregando ... Carregando ...
Publicidade
Acerca
Bem-vindo ao HistóriaDePortugal.info, um portal informativo dedicado exclusivamente à História de Portugal.

Temos como objectivo ser o recurso mais completo na Internet sobre a História de Portugal.


Partilhar história
A História de Portugal está pouco divulgada na Internet. Ajude o HistoriaDePortugal.info a expandir através da partilha do seu conhecimento. Contamos com a sua ajuda!

Criar artigo