Castelo de Vila Verde dos Francos

Castelo de Vila Verde dos Francos (Autor: Geocaching.com)

Castelo de Vila Verde dos Francos (Autor: Geocaching.com)

O Castelo de Vila Verde dos Francos, como o nome indica, fica situado na freguesia de Vila Verde dos Francos, no concelho de Alenquer, distrito de Lisboa, em Portugal.

Ao que se sabe, e conforme atestam vários achados arqueológicos, esta região já era habitada na pré-história e foi sucessivamente visitada e ocupada ao longo dos séculos por diversos povos, entre os quais os Gregos, os Fenícios, os Cartagineses, os Romanos, os Godos e os Muçulmanos.

Antecedentes do Castelo de Vila Verde dos Francos

Após D. Afonso Henriques ter assumido o comando do Condado Portucalense, ele iniciou uma fase de reconquista das terras, normalmente denominada de Reconquista Cristã.

Foi nesse contexto que, após as conquistas de Lisboa, Sintra, Almada, Palmela e Alenquer, conquistas essas que contaram com a ajuda de um grupo de cruzados franceses, que D. Afonso Henriques agraciou estes cruzados franceses, denominados de francos, com várias terras e outros benefícios nessas regiões.

É por isso que esta terra se chama de Vila Verde de Francos. Segundo a Carta de Doação, o beneficiário desta doação foi D. Alardo, um dos capitães que se destacaram no Cerco de Lisboa. A doação foi feita no ano de 1160.

História do Castelo de Vila Verde dos Francos

Segundo vários historiadores, o Castelo de Vila Verde dos Francos foi edificado por ordem de D. Alardo. No entanto, esta é uma informação que não pode ser comprovada pois não existem registos da sua construção.

Já em finais do século XIV, mais precisamente a 11 de Abril de 1396, Violante Vasques, esposa de Afonso Rodrigues Alardo trocou o senhorio de Vila Verde dos Francos por algumas quintas do Cadaval que pertenciam a Inez Leitão e ao seu marido. Foi assim que o Castelo deixou de pertencer aos francos, no caso, aos descendentes de D. Alardo.

Ao que se sabe, não há notícias sobras quaisquer obras de remodelação no Castelo de Vila Verde dos Francos desde a sua construção até à Idade Moderna. Sabe-se apenas que, durante o século XVIII, este castelo encontrava-se já bastante arruinado.

Talvez por esse motivo, devido ao adiantado estado de degradação, quando o governo português do Estado Novo empreendeu uma campanha de restauração a grande parte dos monumentos nacionais, o Castelo de Vila Verde dos Francos foi deixado para trás. Foi no entanto esse mesmo governo, chefiado por António de Oliveira Salazar, quem o classificou como Imóvel de Interesse Público, num Decreto publicado a 18 de Julho de 1957.

Durante a década de 80, foram promovidos trabalhos de consolidação e limpeza dos muros que consistiam principalmente na remoção de arbustos e mato que invadiam o que restava do edifício. Além disso, não foram promovidas quaisquer obras de reconstrução, encontrando-se este castelo em ruínas até aos nossos dias.

Caraterísticas do Castelo de Vila Verde dos Francos

Atualmente, pouco se sabe sobre este castelo medieval. No entanto, acredita-se que este teve um impacto relativamente grande no cenário da arquitetura militar portuguesa pois foi concebido e erguido por um homem de origem francesa.

O Castelo de vila Verde dos Francos apresentava uma planta orgânica, adaptada às configurações do terreno. O que resta da sua Torre de Menagem deixa ver que era de planta quadrangular, situando-se num dos vértices da muralha, parecendo assim apontar para uma cronologia mais avançada, já do período gótico, visto que os castelos de estilo românico possuíam uma estrutura isolada que não se encontrava em contato com a muralha.

Também o portão de entrada do castelo, fica situado lateralmente em relação à torre, sugerindo também uma construção de estilo gótico. No entanto, essa configuração um pouco mais avançada no tempo poderá ter-se devido às influências estrangeiras na sua arquitetura, ou então, o castelo foi mesmo construído já no período da arquitetura gótica, talvez por um dos descendentes de D. Alardo. Mas todas estas são especulações que carecem de fundamentos documentais.

Partilha!Share on Facebook77Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on Tumblr0Pin on Pinterest0Share on LinkedIn0Share on Reddit0Share on VKEmail this to someone

Não Encontrou o Que Estava Procurando? Tente o Google!

Marcados com: ,
Publicado em Castelos de Portugal, Monumentos de Portugal, Últimos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Newsletter
Questionário

Ponte 25 de Abril ou Ponte Salazar?

View Results

Carregando ... Carregando ...
Publicidade
Acerca
Bem-vindo ao HistóriaDePortugal.info, um portal informativo dedicado exclusivamente à História de Portugal.

Temos como objectivo ser o recurso mais completo na Internet sobre a História de Portugal.


Partilhar história
A História de Portugal está pouco divulgada na Internet. Ajude o HistoriaDePortugal.info a expandir através da partilha do seu conhecimento. Contamos com a sua ajuda!

Criar artigo