Castelo de Sortelha

Situado na vila de Sortelha, concelho do Sabugal, distrito da Guarda, erguido sobre um maciço granítico, encontra-se o Castelo da Sortelha.

Encontra-se em posição dominante sobre o vale de Riba-Côa, uma área de passagem entre a depressão da Cova da Beira e a Meseta Ibérica.

Construção do Castelo de Sortelha

Dos castelos de estilo românico da Beira Interior, o Castelo de Sortelha foi o último a ser construído, apesar de não existirem certezas do ano da sua construção. Ainda assim, visto que a vila de Sortelha foi fundada por D. SanchoI, entre 1210 e 1212, e visto que se sabe que o castelo já se encontrava erguido em 1220, é certo que a sua construção ocorreu nesse intervalo do tempo. Este castelo foi construído numa zona particularmente sensível, devido à proximidade com o Reino de Leão e a discussão dos limites de fronteiras entre esse reino e o Reino de Portugal.

Situado na vila de Sortelha, concelho do Sabugal, distrito da Guarda, erguido sobre um maciço granítico, encontra-se o Castelo da Sortelha (Autor: Nuno Tavares)

Situado na vila de Sortelha, concelho do Sabugal, distrito da Guarda, erguido sobre um maciço granítico, encontra-se o Castelo da Sortelha (Autor: Nuno Tavares)

Foi também no início do séc. XIII que a torre de menagem, uma grande torre de forma quadrangular, foi erguida. A torre de menagem tem uma forma muito própria da arquitetura românica, apresentando dimensões modestas e encontrando-se situada no centro do recinto do castelo e sendo construída sobre um maciço granítico.

As muralhas da vila de Sortelha deverão ter sido construídas já depois de as obras na alcáçova terem sido finalizadas, muito provavelmente já sob o reinado de D. Fernando, no contexto das guerras com Castela. Foi também devido a esse facto que D. Sancho II agraciou a vila com novo foral, tendo recebido ainda carta de feira por parte de D. Dinis, o que mostra o seu relevante papel no contexto regional. Esta importância era apenas ofuscada, em parte, devido às tentativas da vizinha vila do Sabugal, no sentido de minimizar a sua importância como polo populacional e económico.

As muralhas da vila têm forma ovalada irregular, e são rasgadas por duas portas principais. Uma dessas portas é também protegida por duas imponentes torres, de estilo gótico.

Do Século XV Até Aos Nossos Dias

Ao longo dos séculos, o Castelo de Sortelha passou por diversas transformações. Por exemplo, no período manuelino o castelo sofreu uma transição para a pirobalística com diversas modificações, entre as quais a construção da Varanda do Juiz, mais conhecida como Varanda de Pilatos, com os seus vários componentes caraterísticos deste estilo. Além disso, nessa época foi também reformulado o Paço. Já no século XVII, o edifício foi adaptado às funções de prisão, sendo para isso realizadas obras de reforço da estrutura e de reformulação de partes em falta.

Já no século XX, foram realizadas diversas obras com o objetivo de restaurar o conjunto arquitetónico, passando este a assumir a imagem que mantém nos nossos dias. Por exemplo, em meados do séc. XX, foram reconstruídas algumas partes do castelo, que acabaram por ser reinventadas. Já na década de 90, começaram a ser realizadas diversas escavações arqueológicas, além de se ter passado a reabilitar toda a vila de Sortelha.

Imagens do Castelo de Sortelha

Partilha!Share on Facebook25Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on Tumblr0Pin on Pinterest0Share on LinkedIn0Share on Reddit0Share on VKEmail this to someone

Não Encontrou o Que Estava Procurando? Tente o Google!

Marcados com: , ,
Publicado em História de Portugal, Últimos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Newsletter
Questionário

Ponte 25 de Abril ou Ponte Salazar?

View Results

Carregando ... Carregando ...
Publicidade
Acerca
Bem-vindo ao HistóriaDePortugal.info, um portal informativo dedicado exclusivamente à História de Portugal.

Temos como objectivo ser o recurso mais completo na Internet sobre a História de Portugal.


Partilhar história
A História de Portugal está pouco divulgada na Internet. Ajude o HistoriaDePortugal.info a expandir através da partilha do seu conhecimento. Contamos com a sua ajuda!

Criar artigo