Castelo de Sesimbra

O Castelo de Sesimbra, também conhecido como Castelo dos Mouros, é a mais antiga fortaleza do concelho de Sesimbra, no distrito de Setúbal.

Está implantado no topo de um morro, a norte da Vila, na freguesia do Castelo, dominando toda a baía.

O Castelo de Sesimbra é uma notável obra dos Sarracenos, sendo que não é possível dizer qual a data da sua edificação, por falta de artefatos comprovativos.

No entanto, sabe-se que, ainda antes da construção do Castelo de Sesimbra, esta zona já era habitada, conforme pode ser comprovado por alguns materiais pré-históricos e proto-históricos que foram encontrados nesse morro.

História do Castelo de Sesimbra

A 21 de fevereiro de 1165, o Castelo de Sesimbra foi conquistado por D. Afonso Henriques aos Mouros. No entanto, em junho de 1189, o Castelo de Sesimbra foi abandonado por D. Afonso Henriques quando o então rei de Sevilha, o Califado Almoada do Mirambolim Iacube, quando este reconquistou Alcácer do Sal, prosseguindo até Sesimbra, onde atacou o castelo e destruiu toda a sua estrutura defensiva até aos alicerces.

Castelo de Sesimbra (Autor: Paulo Juntas)

Castelo de Sesimbra (Autor: Paulo Juntas)

Foi apenas no ano de 1200 que o filho de D. Afonso Henriques, o rei D. Sancho I, que Sesimbra foi tomada definitivamente, com a ajuda de um grupo de Cruzados Francos que ajudaram na conquista de Lisboa e de grande parte do centro do País. Depois, D. Sancho I ordenou a reconstrução desta localidade, permitindo que D. Guilherme de Flandres tomasse conta desta zona de Sesimbra, povoando-a e defendendo-a.

Assim, o novo Castelo de Sesimbra delimitado pela antiga Alcáçova foi construído de acordo com aquelas que, na altura, eram as recentes técnicas militares de estilo Gótico. O seu ex-líbris é a torre de menagem que se encontra ligada à muralha e que passou a envolver a vila da época. Então, em Agosto de 1201, D. Sancho I concedeu a Sesimbra o seu 1º Foral, que viria a ser confirmado 17 anos mais tarde pelo seu filho, o rei D. Afonso II.

Em 1236, D. Sancho II doou a Vila e o castelo à ordem de Santiago, como recompensa pelos serviços prestados nas várias querelas da reconquista do território. Depois disso, foram realizadas várias obras de restauro e alguns acrescentos. Por exemplo, no século XIV, mais precisamente em 1323, o rei D. Dinis ordenou algumas obras de restauro ao Castelo de Sesimbra, erguendo ainda o torreão a poente.

Mais tarde, no século XVII, o rei D. João IV contratou o engenheiro real João de Cosmander para reconstruir o castelo e acrescentar-lhe alguns revelins em locais estratégicos. Em 1721 foi restaurada a Igreja de Santa Maria do Castelo, mandada construir por D. Afonso Henriques.

No entanto, no ano de 1755, deu-se um grande terramoto (conhecido como Terramoto de Lisboa) seguido por um maremoto, que além de arrasar Lisboa e os seus arredores, provocou também danos ao castelo e às suas muralhas que com o tempo se tornariam praticamente irrecuperáveis.

Obras de Restauração no Castelo de Sesimbra

O Castelo apenas viria a receber novamente atenção, já no século XX, entre 1934 e 1944, quando a Direção Geral de Edifícios e Monumentos Nacionais promoveu obras de restauro e recuperação deste monumento dando-lhe o aspeto que hoje possui.

Castelo de Sesimbra

Castelo de Sesimbra

Já em 1998, a Câmara Municipal de Sesimbra realizou uma nova intervenção de modo a tornar este monumento mais bonito e aumentar o clima de segurança que permeia o castelo, colocando-lhe gradeamentos e também portas de madeira em todos os vãos de acesso ao interior do castelo.

Além disso, foram também promovidas obras de recuperação nas casa de apoio situadas dentro das muralhas, ao lado da Igreja de Santa Maria do Castelo.

Nos dias de hoje, quem visita o concelho de Sesimbra, não pode deixar de visitar o Castelo e também a bonita Igreja que se encontra dentro das suas muralhas.

Imagens do Castelo de Sesimbra

Vídeo do Castelo de Sesimbra

Partilha!Share on Facebook0Share on Google+2Tweet about this on TwitterShare on Tumblr0Pin on Pinterest0Share on LinkedIn0Share on Reddit0Share on VKEmail this to someone

Não Encontrou o Que Estava Procurando? Tente o Google!

Marcados com: ,
Publicado em Castelos de Portugal, Monumentos de Portugal, Últimos
Um comentário sobre “Castelo de Sesimbra
  1. Mestre Ribamar disse:

    Fiquei encantado com SESIMBRA, espero um dia ir visita-la pessoalmente. MESTRE RIBAMAR, BRASIL

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Newsletter
Questionário

Ponte 25 de Abril ou Ponte Salazar?

View Results

Carregando ... Carregando ...
Publicidade
Acerca
Bem-vindo ao HistóriaDePortugal.info, um portal informativo dedicado exclusivamente à História de Portugal.

Temos como objectivo ser o recurso mais completo na Internet sobre a História de Portugal.


Partilhar história
A História de Portugal está pouco divulgada na Internet. Ajude o HistoriaDePortugal.info a expandir através da partilha do seu conhecimento. Contamos com a sua ajuda!

Criar artigo