Castelo de Porto de Mós

O Castelo de Porto de Mós foi conquistado no ano de 1148 por Afonso Henriques aos muçulmanos e pode ser visitado no alto de um morro escolhido para a sua construção. Deste local pode ser avistada uma belíssima paisagem sobre a Serra dos Candeeiros e o vale do Lena.

A sua planta de construção assenta numa planta pentagonal, mas sabe-se que no início da sua construção existiam cinco torres fazendo parte dos cinco ângulos existentes. Pelos relatos históricos existentes há conhecimento que o cavaleiro D. Fuas Roupinho, o primeiro alcaide de Porto de Mós, partira deste castelo para o combate aos mouros.

É no reinado de D. Sancho I que este castelo começa a tomar forma como habitação tendo-se assim mantido até ao reinado de D. Dinis. Foi este último que terá mandado construir a muralha à volta da povoação e lhe terá dado algumas caraterísticas palacianas. Mais tarde, no seculo XV é o Conde de Ourém que o transforma totalmente num palácio.

Na segunda metade deste mesmo seculo, D. Afonso, dá início a obras com vista à recuperação do castelo e presentemente ainda podem ser observadas alguns desses traços. Depois da sua morte os seus descendentes tiveram o cuidado de preservar e ampliar as obras por ele iniciadas.

Também o Duque de Bragança, e passado um seculo, procede a algumas intervenções no castelo, mas no ano de 1735 dá-se a queda de uma das cinco torres e mais tarde os abalos sísmicos sentidos destroem parte do castelo. No ano de 1909 o sismo vivido em Portugal destrói mais um pouco o castelo e é a partir do ano de 1930 que se começa a restauração deste histórico castelo.

O Castelo de Porto de Mós, é visto como sendo uma grandiosa obra arquitetónica com características originais encontrando-se classificado como Monumento Nacional desde o ano de 1910.

Partilha!Share on Facebook6Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on Tumblr0Pin on Pinterest0Share on LinkedIn1Share on Reddit0Share on VKEmail this to someone

Não Encontrou o Que Estava Procurando? Tente o Google!

Marcados com: , , , ,
Publicado em Castelos de Portugal

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Newsletter
Questionário

Ponte 25 de Abril ou Ponte Salazar?

View Results

Carregando ... Carregando ...
Publicidade
Acerca
Bem-vindo ao HistóriaDePortugal.info, um portal informativo dedicado exclusivamente à História de Portugal.

Temos como objectivo ser o recurso mais completo na Internet sobre a História de Portugal.


Partilhar história
A História de Portugal está pouco divulgada na Internet. Ajude o HistoriaDePortugal.info a expandir através da partilha do seu conhecimento. Contamos com a sua ajuda!

Criar artigo