Castelo de Portel

É uma fortaleza localizada na zona conhecida como Alentejo, que pertence pela sua vez à vila, freguesia e concelho do mesmo nome e que forma parte do Distrito de Évora em Portugal. O Castelo de Portel foi construído nos fins do século XIII por D. João Peres de Aboim, nobre muito próximo do Rei D. Afonso III, quem serviu-lhe incluso como mordomo-mor e também desempenho o cargo de governador de Algarve, região localizada na zona meridional de Portugal.

Logo da morte do letrado Aboim, o Castelo de Portel passou a ser controlado por Fernão Gonçalves de Souza, Alcaide de Portel e partidário de Castela.

A edificação foi recuperada para a Coroa Portuguesa no ano de 1384 pelo Condestável D. Nuno Álvares Pereira, passando a pertencer pelos direitos de sucessão ao domínio da Casa de Bragança.

A estrutura do Castelo de Portel foi remodelada no século XVI, com as obras ordenadas por D. Jaime, a cargo do arquiteto Francisco de Arruda, para logo ser utilizada pelos Duques como Paço Real.

Castelo de Portel (Autor: Vitor Oliveira)

Castelo de Portel (Autor: Vitor Oliveira)

Os trabalhos de remodelação contemplaram a construção da Igreja de São Vicente, quartéis militares, cavalariças e uma cisterna, assim como o sistema de canalização.

De estilo gótico, sua forma heptagonal composta por torres cilíndricas nos ângulos e com a porta protegida por uma torre de menagem, ou torre principal de figura quadrangular.

Esta torre protege o portão de entrada, ao norte.

O Castelo de Portel possui mais quatro portões de acesso, dentre os que sobressaem o portão do Sul, denominado a Porta de Beja, ligando esta entrada com o anterior, através de um eixo viário. Outras portas conhecidas são a Porta do Relógio e a Porta de Outeiro.

O Castelo de Portel e sua organização estrutural resultaram ser uma inovação para a arquitetura militar portuguesa da época, estrutura que apresenta uma forte inspiração do Castelo de Angers na França. A defesa do castelo foi posteriormente complementada com a construção das muralhas da vila, das que na época atual não se conserva nada, mas também com o levantamento de uma fortificação encarregada de proteger o acesso ao castelo, barbacã da que ainda são conservados alguns troços, nas zonas sul, norte e poente.

Durante os séculos posteriores, o Castelo de Portel perdeu sua função de defesa e foi afastado das linhas de fronteira e de acesso à região, sendo progressivamente abandonado até seu desmoronamento quase total, como testemunham a queda de um torreão cilíndrico no Paço e o desmoronamento de parte da muralha anexa à torre de menagem.

Por seu notável interesse histórico e arqueológico, o Castelo de Portel, sob a propriedade da Fundação Casa de Bragança, o dia 23 de junho de 1910, a edificação foi classificada como Monumento Nacional, mas ainda assim, continuou apresentando sinais claras de degradação, onde se podem encontrar vestígios de outras edificações que formavam parte do Castelo de Portel, como a Capela de São Vicente e os paços ducais, atualmente em ruínas.

Tem sido objeto de intervenção em várias oportunidades (nos anos 1938, 1980 e 1999), e aguarda por um plano concreto e urgente de investigação, reconstrução e musealização.

A Fundação Casa de Bragança, é uma instituição criada com o Decreto-Lei de 21 de novembro de 1933. O objetivo fundamental da fundação é manter e perpetuar com fins benéficos os bens e a memória do Rei D. Manuel II, último monarca de Portugal e que reinou de 1908 até a implantação da República.

Dentre os bens mais importantes da fundação, destacam-se a propriedade e administração dos cinco castelos situados na zona sul de Portugal: o Castelo de Alter do Chão, o Castelo de Portel, o Castelo de Ourém, o Castelo de Alvito e o Castelo de Vila Viçosa.

Vídeo do Castelo de Portel

Partilha!Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on Tumblr0Pin on Pinterest0Share on LinkedIn0Share on Reddit0Share on VKEmail this to someone

Não Encontrou o Que Estava Procurando? Tente o Google!

Marcados com: , ,
Publicado em Castelos de Portugal, Últimos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Newsletter
Questionário

Ponte 25 de Abril ou Ponte Salazar?

View Results

Carregando ... Carregando ...
Publicidade
Acerca
Bem-vindo ao HistóriaDePortugal.info, um portal informativo dedicado exclusivamente à História de Portugal.

Temos como objectivo ser o recurso mais completo na Internet sobre a História de Portugal.


Partilhar história
A História de Portugal está pouco divulgada na Internet. Ajude o HistoriaDePortugal.info a expandir através da partilha do seu conhecimento. Contamos com a sua ajuda!

Criar artigo