Castelo de Penela

Foi o Conde D. Sesnando, o então governador da cidade de Coimbra, que no seculo XI mandou erguer o Castelo de Penela. Mandou também povoar aquele lugar nascendo nessa altura um burgo cristão que se encontrava protegido pelas muralhas do mesmo. O outeiro escolhido para a sua construção havia sido em tempos ainda mais remotos um lugar de ocupação militar dos Romanos. No ano de 716, este local tinha também sido invadido por árabes tendo ficado despovoado desde então, até à chegada do dito conde. Do indicado povoamento persistem ainda os túmulos cavados na rocha e com um de desenho antropomórfico.

Não há dúvidas de que o Castelo de Penela consiste numa fortaleza medieval que possui uma planta irregular e de recorte sinuoso. Aquando da sua construção fez-se uso do escarpado natural dando desta forma alturas diferentes às suas muralhas. É nessas muralhas que se podiam ver duas portas: A Porta da Vila ou do Cruzeiro datada do seculo XV e a Porta da Traição que dá acesso aos campos. A brecha das desaparecidas constituía a terceira porta e era acautelada pela torre quinária que fazia uma ligação mais direta entre o arrabalde e a igreja. Nas zonas que eram consideradas na altura como sendo as mais desprotegidas e as mais expostas, foram erguidas as torres que possibilitavam a defesa cruzada das quadrilhas e das portas. Até ao passado seculo XVIII podia ser observada a existência de doze torres, mas hoje vislumbra-se um menor numero. As que ainda existem apresentam-se com formas arredondadas, quadrangulares e uma quinária. Existia ainda a torre de menagem que datava dos anos de 1300.

O fato de deixar de ser importante como ponto de defesa levou ao abandono e a manutenção foi esquecida conduzindo alguns populares a usar as suas pedras para as construções particulares. Em 1940 sofreu uma restauração, mas foi no ano de 1992 que a IPPAR fez o pavimento dos acessos, procedeu à limpeza, à recuperação das muralhas e à beneficiação do caminho permitindo o percurso pedonal.

Partilha!Share on Facebook2Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on Tumblr0Pin on Pinterest0Share on LinkedIn0Share on Reddit0Share on VKEmail this to someone

Não Encontrou o Que Estava Procurando? Tente o Google!

Marcados com: , ,
Publicado em Castelos de Portugal

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Newsletter
Questionário

Ponte 25 de Abril ou Ponte Salazar?

View Results

Carregando ... Carregando ...
Publicidade
Acerca
Bem-vindo ao HistóriaDePortugal.info, um portal informativo dedicado exclusivamente à História de Portugal.

Temos como objectivo ser o recurso mais completo na Internet sobre a História de Portugal.


Partilhar história
A História de Portugal está pouco divulgada na Internet. Ajude o HistoriaDePortugal.info a expandir através da partilha do seu conhecimento. Contamos com a sua ajuda!

Criar artigo