Castelo de Penas Róias

Quando passear por Portugal, mais propriamente pelo distrito de Bragança não se esqueça de ir até à localidade de Penas Róias para poder visitar o que resta do Castelo de Penas Róias. Um antigo castelo que data do tempo da Ordem dos Templários e que na época da constituição da nacionalidade portuguesa constituía o núcleo duro do Nordeste transmontano em conjunto com os castelos de Algoso, Mogadouro, Miranda do Douro, Vimioso e Bragança.

O castelo em questão foi no ano de 1945 classificado como Monumento Nacional e é hoje propriedade do Estado, encontrando-se sob a responsabilidade da Direção Regional de Cultura do Norte. As suas ruinas e as áreas envolventes estão protegidas por uma Zona Especial de Proteção, definida como zona não edificada.

Foi no ano de 1977, quando alguns lavradores cuidavam a terra que surgiram os restos de algumas colunas do castelo e é nessa mesma altura que a intervenção do poder público se faz sentir tendo sido realizados trabalhos de consolidação e restauração nas muralhas e na Torre de Menagem. Estes trabalhos estiveram a cargo da Direcção-Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais, mas do antigo castelo apenas resta uma torre encerrada ao público e alguns poucos vestígios das antigas muralhas.

Sabe-se que o castelo era composto por uma torre roqueira que se encontrava rodeada por muralhas e que estas se adaptavam ao tipo de terreno. Localizava-se numa zona alta (como aliás já foi dito) a cerca de setecentos e cinquenta metros acima do nível das águas do mar. Este era rodeado a sul, a oeste e a norte por dois vales onde se viam correr as águas dos ribeiros do Moinho Albeiro, do afluente do rio Maçãs e do sub-afluente da margem esquerda do rio Sabor. O acesso ao recinto do castelo fazia-se (e ainda se faz) pelo lado do sudeste, mas a partir do local onde atualmente se encontra a povoação de Penas Róias.

Partilha!Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on Tumblr0Pin on Pinterest0Share on LinkedIn0Share on Reddit0Share on VKEmail this to someone

Não Encontrou o Que Estava Procurando? Tente o Google!

Marcados com: , , , , ,
Publicado em Castelos de Portugal

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Newsletter
Questionário

Ponte 25 de Abril ou Ponte Salazar?

View Results

Carregando ... Carregando ...
Publicidade
Acerca
Bem-vindo ao HistóriaDePortugal.info, um portal informativo dedicado exclusivamente à História de Portugal.

Temos como objectivo ser o recurso mais completo na Internet sobre a História de Portugal.


Partilhar história
A História de Portugal está pouco divulgada na Internet. Ajude o HistoriaDePortugal.info a expandir através da partilha do seu conhecimento. Contamos com a sua ajuda!

Criar artigo