Castelo de Numão

O Castelo de Numão pode ser visitado numa localidade com o mesmo nome, na freguesia de Vila Nova de Foz Côa no distrito da Guarda e pode ser considerado como o cartão-de-visita desta mesma zona.

Esta edificação encontra-se muito perto da atual povoação que lhe serve de berço e desde o ano de 1910 que é classificada como Monumento Nacional. É pertença do Estado Português e presentemente encontra-se sob a responsabilidade da Direção Regional da Cultura do Norte.

No que se refere à sua apresentação este tem uma muralha com um perímetro considerável e onde podem ser visualizadas algumas torres que no início da sua construção eram cinco e presentemente podem ser visualizadas seis). A muralha foi construída com base numa planta oval, mas com bastantes irregularidades. O seu estilo é inequivocamente românico e gótico. Ao percorrer as muralhas do referido castelo podem ser avistadas quatro portas todas elas batizadas com um nome. Assim temos:

  • A porta principal que se localiza a sul do castelo.
  • A porta de São Pedro que se apresenta com um arco e é guarnecida com uma torre.
  • A porta do poente que se afigura a oeste e é bastante parecida com a torre anterior.
  • A porta falsa que se encontra a sudeste do castelo

No centro da sua praça surge uma cisterna com uma planta circular e ausente de cobertura. Próximo à porta principal encontra o que resto da edificação da Igreja de Santa Maria do Castelo e do cemitério. A nordeste pode ser observada a Torre de Menagem com uma planta quadrada e com uma decoração totalmente geométrica.

Junto à porta de São Pedro existiu em tempos uma capela com o mesmo nome e hoje ainda se pode apreciar-se uma necrópole composta com dez sepulturas antropomórficas que foram escavadas na rocha e à qual popularmente chamam de Cemitério dos Mouros.

Deste castelo, dado que foi construído no cimo de um monte podem ser avistados o castelo de Ansiães, o castelo Melhor e Castelo Rodrigo.

Partilha!Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on Tumblr0Pin on Pinterest0Share on LinkedIn0Share on Reddit0Share on VKEmail this to someone

Não Encontrou o Que Estava Procurando? Tente o Google!

Marcados com: , ,
Publicado em Castelos de Portugal

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Newsletter
Questionário

Ponte 25 de Abril ou Ponte Salazar?

View Results

Carregando ... Carregando ...
Publicidade
Acerca
Bem-vindo ao HistóriaDePortugal.info, um portal informativo dedicado exclusivamente à História de Portugal.

Temos como objectivo ser o recurso mais completo na Internet sobre a História de Portugal.


Partilhar história
A História de Portugal está pouco divulgada na Internet. Ajude o HistoriaDePortugal.info a expandir através da partilha do seu conhecimento. Contamos com a sua ajuda!

Criar artigo