Castelo de Marialva

O Castelo de Marialva situa-se na Beira Alta, no distrito da Guarda, mais propriamente numa vila com o mesmo nome. Foi construído no cimo de um penedo, ficando dessa forma numa posição privilegiada e dominante em relação à vila, e numa posição estratégica sobre o rio Côa.

Acredita-se, embora sem dados históricos que o confirmem, que a primeira ocupação humana deste local tenha sido uma das muitas tribos em se haviam dividido os Lusitanos. Depois da invasão romana de toda a Península Ibérica, parece ter havido uma nova ampliação da povoação dando lugar a uma cidade de nome Civitas Aravorum.

Muito mais tarde ao encontrar a povoação abandonada, D. Afonso Henriques passa uma Carta Floral de forma a incentivar o seu repovoamento e a sua defesa dando-lhe algumas garantias importantes para a época. É nesta mesma data que se começa a edificação do castelo hoje presente, mas é no século XIII que o rei D. Sancho I dá continuidade à mesma. Esta passa a fazer a envolvência da vila pelos muros que entretanto tinham sido construídos. É na época da Restauração da independência portuguesa que o castelo é agraciado por novas obras surgindo associado aos muros um baluarte.

Só no final do século XX é que surge o interesse publico por este castelo tendo sido classificado como Monumento Nacional em 1978. É a formalização de um protocolo entre o IPPC e a Câmara Municipal de Meda que dá a possibilidade de se realizarem obras de recuperação e beneficiação.

Todo o conjunto arquitetónico que compunha o castelo e a fortaleza foi edificado em função do dispositivo militar compreendendo dois núcleos com diferentes objetivos. Assim temos a cidadela, que é um polo militar que se encontra na parte mais elevada do terreno e que integra a torre de menagem e outras três torres defensivas. E depois temos também o núcleo civil, composto por dois núcleos distintos, o administrativo que é composto pelo pelourinho, pela antiga Casa da Câmara, pelo Tribunal e a pela Cadeia e o núcleo religioso que integra duas igrejas e um cemitério.

Partilha!Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on Tumblr0Pin on Pinterest0Share on LinkedIn0Share on Reddit0Share on VKEmail this to someone

Não Encontrou o Que Estava Procurando? Tente o Google!

Marcados com: , , , ,
Publicado em Castelos de Portugal

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Newsletter
Questionário

Ponte 25 de Abril ou Ponte Salazar?

View Results

Carregando ... Carregando ...
Publicidade
Acerca
Bem-vindo ao HistóriaDePortugal.info, um portal informativo dedicado exclusivamente à História de Portugal.

Temos como objectivo ser o recurso mais completo na Internet sobre a História de Portugal.


Partilhar história
A História de Portugal está pouco divulgada na Internet. Ajude o HistoriaDePortugal.info a expandir através da partilha do seu conhecimento. Contamos com a sua ajuda!

Criar artigo