Castelo de Leiria

O Castelo de Leiria, como o próprio nome indica, fica situado na cidade de Leiria e distrito do mesmo nome. É o cartão-de-visita da cidade estimando-se que ali se deslocam alguns milhares de turistas por ano para o visitar.

Construído a norte do rio Lis e da sua primitiva povoação, o referido castelo considerado medieval, contrasta as suas linhas arquitetónicas com a paisagem natural.

Igreja de Santa Maria no interior do Castelo de Leiria (Autor: Orium)

Igreja de Santa Maria no interior do Castelo de Leiria (Autor: Orium)

No que diz respeito à sua primeira ocupação humana, e apesar dos testemunhos arqueológicos pré-históricos e romanos existentes, não podem ser consideradas seguras as informações existentes. Pensa-se, no entanto, que antes da edificação do castelo parecia ali existir uma ermida e uma alcáçova. É do conhecimento histórico que na época da Reconquista Cristã durante o seculo XII, esta região foi um ponto importante no que diz respeito à defesa do Condado Portucalense. Mais tarde, veio a ser um centro económico medieval com grande desempenho em consequência do variado comércio ali existente.

Aquando da Restauração da Independência que data do ano de 1640, reza a história de Portugal que o Castelo de Leiria foi uma das primeiras fortalezas a valorizar o pendão do seu país. De nada lhe valeu todos esses feitos, uma vez que dado que este castelo não apresentava valor militar, foi entregue ao abandono e mais tarde às ruinas durante o seculo XIX.

Foi no final deste mesmo século que se deu início à sua reconstrução segundo a obra do arquiteto Ernesto Korrodi e em 1910, este foi classificado como sendo Monumento Nacional. A partir desta data e durante a maioria dos anos seguintes o castelo sofreu obras de requalificação, algumas delas por ordem da Direcção-Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais. Hoje é um local a visitar, onde se pode vislumbrar a sua torre que entretanto foi requalificada como sendo um espaço museológico e onde se encontram os artefactos arqueológicos descobertos no local bem como a armaria medieval.

Partilha!Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on Tumblr0Pin on Pinterest0Share on LinkedIn0Share on Reddit0Share on VKEmail this to someone

Não Encontrou o Que Estava Procurando? Tente o Google!

Marcados com: , ,
Publicado em Castelos de Portugal

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Newsletter
Questionário

Ponte 25 de Abril ou Ponte Salazar?

View Results

Carregando ... Carregando ...
Publicidade
Acerca
Bem-vindo ao HistóriaDePortugal.info, um portal informativo dedicado exclusivamente à História de Portugal.

Temos como objectivo ser o recurso mais completo na Internet sobre a História de Portugal.


Partilhar história
A História de Portugal está pouco divulgada na Internet. Ajude o HistoriaDePortugal.info a expandir através da partilha do seu conhecimento. Contamos com a sua ajuda!

Criar artigo