Castelo de Castelo Bom

O Castelo de Castelo Bom é um monumento de arquitetura medieval e que pode ser visitado na localidade de Castelo Bom, pertencente à freguesia de Almeida e ao distrito da Guarda no interior de Portugal.

É um castelo com uma planta irregular e cuja preocupação da construção, foi a adaptação do monumento ao terreno onde esta se processava. A entrada para o citado castelo faz-se por uma porta de arco quebrado, onde em tempos se localizava uma torre de menagem com uma forma quadrangular, mas que hoje se encontra totalmente destruída. A sul encontra-se uma cisterna à qual os habitantes da zona chamam de Poço d´El-Rei, coberta com um telhado de duas águas, com um teto em abobada no interior e que se encontra suportado por dois arcos no centro da mesma. Pode aqui entrar-se por uma porta de uma das suas paredes laterais, mas que hoje se encontra quase enterrada.

Este castelo foi em tempos bastante remoto, disputado pelos portugueses e pelos nossos vizinhos, mais propriamente durante os séculos XII e XIII. No ano de 1282, foi D. Dinis o conquistador deste local tendo então dado ordens para reforçar a estrutura de defesa do castelo. Ainda neste século (quase no final) foi Portugal quem definitivamente ficou de posse do mesmo e dada a sua importância estratégica houve necessidade que as obras fossem continuadas.

No reinado de D. Manuel foram realizados mais trabalhos, cujo objetivo era a consolidação do espaço, que foram da responsabilidade de artistas biscainhos embora não se saiba quais foram as obras feitas nesta altura.

Nos anos seguintes verificou-se apenas a destruição do castelo uma vez que tinha sido dado ao abandono. Em 1834 verificou-se a extinção do concelho de Castelo Bom tendo esta contribuído drasticamente para o desconcerto da fortaleza. Em 1999, graças ao esforço comum da Câmara Municipal de Almeida e dos proprietários da zona iniciou-se a valorização da aldeia histórica tendo sido construído ali um miradouro.

Não Encontrou o Que Estava Procurando? Tente o Google!

Marcados com: , ,
Publicado em História de Portugal

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Newsletter
Questionário

Ponte 25 de Abril ou Ponte Salazar?

View Results

Carregando ... Carregando ...
Publicidade
Acerca
Bem-vindo ao HistóriaDePortugal.info, um portal informativo dedicado exclusivamente à História de Portugal.

Temos como objectivo ser o recurso mais completo na Internet sobre a História de Portugal.


Partilhar história
A História de Portugal está pouco divulgada na Internet. Ajude o HistoriaDePortugal.info a expandir através da partilha do seu conhecimento. Contamos com a sua ajuda!

Criar artigo