Castelo de Belmonte

O Castelo de Belmonte fica situado no Largo do Castelo, erguendo-se num monte rochoso a uma altitude de cerca de 650 metros.

Pouco se sabe sobre quando, exatamente, foi construído este edifício.

No entanto, este castelo ficou famoso por ter sido a residência da família Cabral, tendo aí habitado o famoso navegador Pedro Álvares Cabral.

A sua construção integra uma invulgar variedade de estilos arquitetónicos, tendo traços românicos, góticos, manuelinos e setecentistas. perto do Castelo, encontram-se a Capela de Santo António e a Capela do Calvário.

História do Castelo de Belmonte

Apesar de não haver certezas sobra a data da sua construção, é provável que tenha sido construído no Séc XII a mando de D.Sancho I para defesa da povoação a quem o mesmo rei havia concedido carta de foral em 1199. Os vários achados arqueológicos desta zona confirmam a existência da fortificação a partir de finais desse século e princípios do Séc XIII.

Mais tarde, o castelo viria a ser reedificado por Egas Fafes, bispo de Coimbra, a mando de D. Afonso III em 1258 sendo que tanto o castelo como a torre de menagem, apenas terão sido concluídos já no reinado de D. Dinis tendo entretanto perdido importância estratégica com a assinatura do Tratado de Alcanizes em 1297 e consequente avanço da fronteira para Este.

Castelo de Belmonte (Autor: Nuno Tavares)

Castelo de Belmonte (Autor: Nuno Tavares)

Já no ano de 1392, o Bispo de Coimbra decide fazer uma permuta da vila de Belmonte e couto de S. Romão pela vila de Arganil, passando o castelo a ser pertença de Antão Martim Vasques da Cunha, embora por pouco tempo, pois acabaria por reverter para a coroa sendo feito Luís Álvares Cabral alcaíde do Castelo de Belmonte.

É precisamente nessa altura, entre finais do Séc XIV e princípios do Séc XV, provavelmente devido a um confronto com tropas de Castela, que o castelo acaba por ser parcialmente destruído por um incêndio. Esse fato é atestado pelos sedimentos de cinza postos à luz durante as escavações.

É, no entanto, em 1466 que se dá aquele que foi, provavelmente, o mais importante episódio na história desta fortaleza, com a doação da vila e castelo por D. Afonso V a Fernão Cabral. Esse, por sua vez, decide transferir a residência da família Cabral para o interior do castelo. Já no Séc XVI, é edificado no Castelo de Belmonte o Solar dos Cabrais, havendo ainda registos de obras junto à porta principal do castelo nos Séc XVII e XVIII.

A partir de meados do do século XVIII, o castelo entra em decadência deixando de ser residência senhorial e é progressivamente abandonado, chegando mesmo a ser usado para a pouco nobre função de celeiro.

Nos nossos dia, o Castelo de Belmonte tem funções turísticas e culturais, tendo para esse efeito sido construído um anfiteatro no interior do castelo, aterrando-se também as fundações de alguns compartimentos do edifício manuelino.

Características do Castelo de Belmonte

O Castelo de Belmonte possui um traçado ovalado irregular, erguido em aparelho de pedra granítica, e a sua torre de menagem é de planta quadrada adossada pelo exterior, com 3 pisos, possuindo porta de acesso no 1º e no 2º pisos.

A fachada principal do castelo, que fica orientada para o Sul, encontra-se rasgada por um portal de arco de volta perfeita.

No cimo desse arco podemos observar esculpaida uma esfera armilar e o brasão de armas dos Cabral.

No interior do Castelo de Belmonte, a característica mais notória é o edifício civil manuelino semi-destruído de 2 pisos, edifício esse que constituía o Solar dos Cabrais. No interior encontram-se também ainda de um baluarte junto à porta Norte.

O acesso ao Castelo é feito através de uma entrada em L. No pano da muralha, podemos destacar não só as várias seteiras mas também a famosa janela manuelina.

A fachada principal do Castelo de Belmonte, orientada para o Sul, é rasgada por um portal de arco de volta perfeita, encimado por uma esfera armilar e pelas armas dos Cabral.

Vídeo do Castelo de Belmonte

)

Partilha!Share on Facebook93Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on Tumblr0Pin on Pinterest0Share on LinkedIn0Share on Reddit0Share on VKEmail this to someone

Não Encontrou o Que Estava Procurando? Tente o Google!

Marcados com: ,
Publicado em Castelos de Portugal, Monumentos de Portugal, Últimos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Newsletter
Questionário

Ponte 25 de Abril ou Ponte Salazar?

View Results

Carregando ... Carregando ...
Publicidade
Acerca
Bem-vindo ao HistóriaDePortugal.info, um portal informativo dedicado exclusivamente à História de Portugal.

Temos como objectivo ser o recurso mais completo na Internet sobre a História de Portugal.


Partilhar história
A História de Portugal está pouco divulgada na Internet. Ajude o HistoriaDePortugal.info a expandir através da partilha do seu conhecimento. Contamos com a sua ajuda!

Criar artigo