Castelo de Arraiolos

O Castelo de Arraiolos ou Paço dos Alcaides, fica localizada como o próprio nome indica na freguesia e concelho de Arraiolos, uma localidade que pertence ao distrito de Évora. Pelos relatos históricos e também pelos achados arqueológicos sabe-se que a primeira ocupação do Monte de São Pedro teve lugar há muitos e muitos anos atras.

A ideia de fortificar aquele monte remonta ao reinado de D Afonso II quando este fez uma doação da herdade de Arraiolos a D. Soeiro, o então bispo de Évora, com a condição de que aí fosse erguido um castelo.

Mais tarde e com a consolidação da população foi realizado novo acordo entre o então rei D. Dinis, os juízes, o alcaide e o Concelho da Vila de Arraiolos que levava ao dever de altear à volta da população um muro com três torres. Foi então que começaram as obras e no ano de 1310 estas foram dadas como terminadas podendo ver-se a presença da Igreja Matriz do Salvador.

Mais tarde o castelo foi oferecido ao abandono justificando-se para tal o fato de este local ser muito ventoso e frio e um local onde não se vivia de forma confortável. Embora fossem dadas condições peculiares aos que ali habitavam elas não eram suficientes e o despovoamento do castelo foi inevitável.

Foi daquele lugar que se deu a partida de muitas expedições militares e no final do seculo XVI ainda eram alguns os habitantes desta fortaleza. Com o decorrer do tempo as novas moradias foram surgindo nas encostas vizinhas, mas no seculo XVII o castelo já estava vazio.

Foi aquando do reinado de D. João IV que o muro da povoação bem como o castelo sofreram obras de remodelação, mas pouco mais tarde o castelo já se encontrava novamente em ruinas. Em 1833 as vítimas de um surto de cólera foram imensas e o seu pátio foi eleito como local para as enterrar. No seculo XX este castelo foi classificado como sendo Monumento Nacional e restaurado assim como as suas muralhas.

Partilha!Share on Facebook3Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on Tumblr0Pin on Pinterest0Share on LinkedIn0Share on Reddit0Share on VKEmail this to someone

Não Encontrou o Que Estava Procurando? Tente o Google!

Marcados com: , ,
Publicado em Castelos de Portugal

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Newsletter
Questionário

Ponte 25 de Abril ou Ponte Salazar?

View Results

Carregando ... Carregando ...
Publicidade
Acerca
Bem-vindo ao HistóriaDePortugal.info, um portal informativo dedicado exclusivamente à História de Portugal.

Temos como objectivo ser o recurso mais completo na Internet sobre a História de Portugal.


Partilhar história
A História de Portugal está pouco divulgada na Internet. Ajude o HistoriaDePortugal.info a expandir através da partilha do seu conhecimento. Contamos com a sua ajuda!

Criar artigo