Castelo de Arnóia

O Castelo de Arnóia apresentava-se, no início do século XX, em completo estado de degradação tendo sido posteriormente alvo de restauros e consolidação das suas estruturas. É a partir do ano de 1961 que estas obras começam e em 2004 é aberto ao público para poder ser visitado. Presentemente pode lá encontrar um centro interpretativo onde está patente uma exposição acerca da história do castelo e também do concelho de Basto. Lá se descobrem também dados arqueológicos, maquetas, painéis audiovisuais, uma pequena biblioteca e uma reserva do espólio arqueológico.

Imagem de Castelo de Arnoía (Autor: Cieletoileeeee)

Imagem de Castelo de Arnoía (Autor: Cieletoileeeee)

Mas vamos falar do castelo propriamente dito ou melhor da sua construção. Esta localiza-se nos finais do século X e princípios do século seguinte e pensa-se que a construção da fortaleza se ligou diretamente à defesa do Mosteiro de São Bento de Arnóia. O seu primeiro alcaide foi Múnio Muniz, sendo este castelo de extrema importância como centro defensivo.

Após a independência de Portugal, os alcaides sucederam-se sendo todos eles de origem de diversas famílias nobres. Isto até ao ano de 1284 porque depois sucede-se uma grande disputa com Martim Vasques da Cunha, o então alcaide, que estava ao lado do infante D. Afonso e contra o rei D. Dinis. Este rei procede ao arrendamento do castelo e terrenos contíguos aos moradores de Celorico de Basto. No entanto, mais tarde, aquando da ascensão de D. João I ao trono, as Terras de Basto voltam para as mãos dos Vasques da Cunha.

Foi em 1520 que Arnóia se torna sede de concelho e os alcaides seguintes continuam a ser escolhidos entre os nobres locais e no período filipino o alcaide pertenceu à família Castros. É D. João V que em 1719 muda a sede de concelho para a localidade de Freixieiro dando mais tarde lugar à presente vila de Celorico de Basto. Esta mudança vai fazer com que a decadência da fortaleza acontecesse, e em 1758 rezam as Memorias paroquiais, este encontra-se completamente ao abandono.

Partilha!Share on Facebook13Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on Tumblr0Pin on Pinterest0Share on LinkedIn0Share on Reddit0Share on VKEmail this to someone

Não Encontrou o Que Estava Procurando? Tente o Google!

Marcados com: ,
Publicado em Castelos de Portugal

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Newsletter
Questionário

Ponte 25 de Abril ou Ponte Salazar?

View Results

Carregando ... Carregando ...
Publicidade
Acerca
Bem-vindo ao HistóriaDePortugal.info, um portal informativo dedicado exclusivamente à História de Portugal.

Temos como objectivo ser o recurso mais completo na Internet sobre a História de Portugal.


Partilhar história
A História de Portugal está pouco divulgada na Internet. Ajude o HistoriaDePortugal.info a expandir através da partilha do seu conhecimento. Contamos com a sua ajuda!

Criar artigo