Castelo de Alvito

Situado na freguesia e concelho de Alvito, distrito de Beja, o Castelo de Alvito é um paço senhorial fortificado que data do século XV, tendo inicialmente sido utilizado para fins militares e residenciais.

Atualmente, o Castelo de Alvito serve para fins turísticos, encontrando-se a funcionar como uma pousada de Portugal.

A planta do castelo é de formato rectangular, estando os seus vértices orientados mediante os quatro pontos cardeais. A torre de menagem tem planta quadrada.

História do Castelo de Alvito

Em 1279 existia já na Herdade de Alvito um paço acastelado com casas fortificadas e uma torre que, nesse ano, foram doados por Estevão Anes ao Convento da Santíssima Trindade de Santarém. Quatro anos mais tarde, através de uma concordata feita entre o rei D. Dinis e o Convento da Santíssima Trindade, a vila de Alvito passou a pertencer à Coroa portuguesa.

O Castelo de Alvito é um paço senhorial fortificado que data do século XV, tendo inicialmente sido utilizado para fins militares e residenciais (Autor: Rei-artur @ Wikipedia)

O Castelo de Alvito é um paço senhorial fortificado que data do século XV, tendo inicialmente sido utilizado para fins militares e residenciais (Autor: Rei-artur @ Wikipedia)

Já no século XV, em 1455, D. Afonso V concedeu o título de Barão de Alvito a João Fernandes Siqueira, sendo que, em 1481, o Barão de Alvito recebeu de D. Afonso V uma autorização para edificar um castelo próximo do local para onde a povoação se tinha expandido, perto da fonte da vila, sendo ordenado a todos os moradores de Alvito e arredores que participassem na construção do castelo e da sua fortaleza durante dois a três dias por semana. A construção viria, no entanto, a iniciar-se após a morte de João Fernandes da Silveira, a 13 de agosto de 1494, debaixo de ordens de D. João II, tal como pode ser comprovado na lápide que se encontra sobre a porta principal. A fortaleza viria a ficar concluída no ano de 1504, iniciando-se nesse ano a construção da torre de menagem. Oito anos mais tarde, deu-se início a um novo ciclo de construção, com o objectivo de tornar o castelo mais robusto e mais alto. Em 1548, passou a construir-se a capela.

Nos finais do século XVI, foi construída a arcada do corpo norte, bem como a escada que dá acesso à capela. Já as portas lintel recto foram abertas apenas no século XVII.

Ao contrário do que aconteceu com muitas das construções do centro e sul do país, o terramoto de Lisboa, em 1755, não provocou quaisquer danos no castelo nem na sua fortificação, existindo nessa altura cinco torres, sendo que a torre de menagem ainda se encontrava incompleta. Em 1777, D. Maria Bárbara de Meneses ordenou a realização de obras de remodelação e conservação do edifício.

As obras de estuque e pintura do edifício foram realizadas já no século XIX, sendo no final desse século, mais precisamente em 1887, assinado um contrato de promessa de compra e venda entre o rei D. Carlos I e os Barões de Alvito. A venda viria a concretizar-se em 1897, existindo uma cláusula no contrato que permitia que os Barões de Alvito continuassem aí a residir até à sua morte, o que viria a acontecer nos anos de 1917 e 1936. Durante estes quase quarenta anos, algumas das zonas do pátio foram arrendadas, tendo sido construídos diversos anexos.

Em 1915, o Castelo de Alvito foi integrado na Fundação da Casa de Bragança, por D. Manuel II. Em 1975, o castelo passou a ser ocupado pela Comissão de Moradores de Alvito. Em 1993, foi realizado um projecto de enquadramento paisagístico do parque, sendo este da autoria do Arquiteto e Paisagista Gonçalo Ribeiro Telles, sendo a 26 de Setembro desse mesmo ano inaugurada a Pousada do Castelo do Alvito.

Imagens do Castelo de Alvito

Partilha!Share on Facebook18Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on Tumblr0Pin on Pinterest0Share on LinkedIn0Share on Reddit0Share on VKEmail this to someone

Não Encontrou o Que Estava Procurando? Tente o Google!

Marcados com: , ,
Publicado em Castelos de Portugal, História de Portugal, Monumentos de Portugal, Últimos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Newsletter
Questionário

Ponte 25 de Abril ou Ponte Salazar?

View Results

Carregando ... Carregando ...
Publicidade
Acerca
Bem-vindo ao HistóriaDePortugal.info, um portal informativo dedicado exclusivamente à História de Portugal.

Temos como objectivo ser o recurso mais completo na Internet sobre a História de Portugal.


Partilhar história
A História de Portugal está pouco divulgada na Internet. Ajude o HistoriaDePortugal.info a expandir através da partilha do seu conhecimento. Contamos com a sua ajuda!

Criar artigo