Casa de Saúde da Boavista

A Casa de Saúde da Boavista encontra-se sediada na Rua Domingos Machado na cidade do Porto. Esta instituição pertence à Congregação das Irmãs Franciscanas Hospitaleiras da Imaculada Conceição, é uma instituição de saúde de carater privado embora qualquer pessoa possa aceder aos seus serviços. Foi construída no início do seculo XX e a sua inauguração deu-se a oito de Setembro de 1934. A sua construção surgiu da necessidade e da exigência da preparação técnica e cientifica das Irmãs que eram enfermeiras.

Durante toda a sua existência sofreu grandes remodelações e ampliações de forma a responder às necessidades da população e de manter um espaço funcional. A sua primeira construção deu-se quatro anos após o início da sua atividade e foi a de um Bloco Operatório que na altura foi considerado como sendo o melhor de toda a Península.

Mas já em 1935 havia sido aberta uma Escola de enfermagem que foi batizada dois anos mais tarde como o “Instituto de Ensino da Associação das Franciscanas”. A um de Outubro de 2006 esta passa a fazer parte da Universidade Católica Portuguesa.

No ano de 1952 é implantado o Serviço Permanente de Medicina e Cirurgia que era conhecido com o nome de “Urgências da Carcereira” e que com o decorrer dos anos foi um valorizado serviço desta cidade.

A congregação, e face a deficientes condições físicas, técnicas e até económicas, decide mais tarde pelo encerramento deste espaço e converte-o num local apenas de Consultas e de Imagiologia. No entanto, em 1997, a Congregação com o apoio da Direção da Casa de Saúde faz novas remodelações e ampliação das instalações com a construção de um bloco operatório central, uma zona de Internamento, uma zona de consultas e ainda a construção de um bloco de cirurgia de ambulatório. Mais tarde (2003) e em resposta às necessidades da população dá-se a abertura de um serviço de Atendimento Permanente, de uma Unidade de Cuidados Intensivos Polivalente e de um serviço de Obstetrícia.

Partilha!Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on Tumblr0Pin on Pinterest0Share on LinkedIn0Share on Reddit0Share on VKEmail this to someone

Não Encontrou o Que Estava Procurando? Tente o Google!

Marcados com: , ,
Publicado em Casas de Portugal

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Newsletter
Questionário

Ponte 25 de Abril ou Ponte Salazar?

View Results

Carregando ... Carregando ...
Publicidade
Acerca
Bem-vindo ao HistóriaDePortugal.info, um portal informativo dedicado exclusivamente à História de Portugal.

Temos como objectivo ser o recurso mais completo na Internet sobre a História de Portugal.


Partilhar história
A História de Portugal está pouco divulgada na Internet. Ajude o HistoriaDePortugal.info a expandir através da partilha do seu conhecimento. Contamos com a sua ajuda!

Criar artigo