Casa de Ramalde

Construída na primeira metade do seculo XVI, na Rua da Igreja de Ramalde na cidade do Porto, no norte de Portugal, a Casa Ramalde, foi desde essa altura o solar da família Leite. Aquando da sua construção, o solar não se apresentava com grandes luxos, mas ao contrário era uma casa onde predominavam as linhas simples.

O projeto deste edifício foi atribuído à responsabilidade de Nasoni e data de 1746, embora não existam documentos que comprovem este fato. Este mesmo projeto terá tido o cuidado de dar realce a alguns pormenores destacando-se por exemplo a existência de uma torre que se pode ver no centro desta casa setecentista.

Os seus acessos não foram esquecidos podendo verificar-se a existência de umas escadas de grandes dimensões na sua fachada exterior cujo modelo já havia sido ensaiado na Quinta do Chantre. A casa apresenta-se com uma forma retangular e pensa-se que as linhas da sua construção terão sido influenciadas por uma construção medieval. Quanto ao seu interior o arquiteto que a projetou ofereceu-lhe um aspeto neogótico.

A casa que hoje pode ser admirada apresenta-se com dois pisos e uma capela com uma nave que Nasoni terá tido a preocupação de ligar através de uma passagem. A sua fachada exterior apresenta-se austera, o alçado da capela cujo padroeiro é o São Roque apresenta-se com um ar severo e no seu interior pode verificar-se a existência de um túmulo que pertence a João Leite Pereira. Toda esta construção se apresenta demarcada por um muro abrangendo também terrenos agrícolas e um jardim com caraterísticas barrocas.

Esta casa também conhecida como A Casa Queimada, uma vez que sofreu um grande incendio na altura das invasões francesas, é em 1870 submetida a obras de recuperação assim como a sua capela. Em 1968, a Casa Ramalde foi transformada no Museu Nacional de Literatura, mas esta sua atividade durou apenas vinte anos. Presentemente este edifício serve às atividades da Direção Regional do Porto do Instituto Português do Património Arquitetónico (IPPAR).

Partilha!Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on Tumblr0Pin on Pinterest0Share on LinkedIn0Share on Reddit0Share on VKEmail this to someone

Não Encontrou o Que Estava Procurando? Tente o Google!

Marcados com: , ,
Publicado em Casas de Portugal

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Newsletter
Questionário

Ponte 25 de Abril ou Ponte Salazar?

View Results

Carregando ... Carregando ...
Publicidade
Acerca
Bem-vindo ao HistóriaDePortugal.info, um portal informativo dedicado exclusivamente à História de Portugal.

Temos como objectivo ser o recurso mais completo na Internet sobre a História de Portugal.


Partilhar história
A História de Portugal está pouco divulgada na Internet. Ajude o HistoriaDePortugal.info a expandir através da partilha do seu conhecimento. Contamos com a sua ajuda!

Criar artigo