Casa da Família Barbot

Não foi o seu primeiro proprietário quem lhe emprestou o seu nome, mas sim o proprietário que a comprou em 1945, Ermelinda Barbot. A Casa da Família Barbot pode ser visitada na Avenida da República, mais propriamente na freguesia de Santa Marinha que pertence à cidade de Vila Nova de Gaia e ao distrito do Porto.

Foi em 1904 que se deu a sua construção a mando de Bernardo Pinto Abrunhosa e cujo destino era a habitação. Foram nomes importantes que deram o seu contributo para a sua edificação: o arquiteto Ventura Terra, o escultor Alves de Sousa, o professor de pintura Veloso Salgado e mestre estucador Domingos Baganha.

Anos mais tarde a Câmara Municipal de Gaia faz a compra desta casa infligindo-lhe obras de restauração e instalando no seu interior a Casa da Cultura, passando esta a ser considerada a sede do Pelouro da Cultura, Património e Turismo da autarquia. Presentemente, a Casa Barbot ou a Casa da Cultura possui uma zona destinada a exposições e à promoção de eventos.

Muitos foram os proprietários e muitas foram também as obras de remodelação, no entanto, o edifício em questão continua a exibir a estrutura que lhe deu origem constituída por uma cave e dois pisos. É um exemplo de Arte Nova e a única em Vila Nova de Gaia onde pode ser comprovada também alguns elementos de inspiração árabe, azulejos com inspiração neoclássica e alguns elementos de gosto oriental dando-lhe uma grande semelhança a edifícios onde predominam o gosto francês exibidos nos finais do século XIX. A sua fachada encontra-se virada para a avenida. No exterior e ao redor da mansão encontra-se um jardim que apresenta influências do século XIX dando destaque aos elementos decorativos e arquitetónicos como grutas, pontes, um lago de pequenas dimensões, uma estufa e um mirante.

Este imóvel está desde 1982 classificado como Imóvel de Interesse Público.

Partilha!Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on Tumblr0Pin on Pinterest0Share on LinkedIn0Share on Reddit0Share on VKEmail this to someone

Não Encontrou o Que Estava Procurando? Tente o Google!

Marcados com: , , , , , , ,
Publicado em Casas de Portugal
Um comentário sobre “Casa da Família Barbot
  1. bernardino silverio disse:

    gostava de saber se a proprietária nos anos 1956 o pai seria o snr Pedro Monteiro de Azevedo e ela estaria casada com um senhor dos vinho Ribeiro. Agradeço Silverio

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Newsletter
Questionário

Ponte 25 de Abril ou Ponte Salazar?

View Results

Carregando ... Carregando ...
Publicidade
Acerca
Bem-vindo ao HistóriaDePortugal.info, um portal informativo dedicado exclusivamente à História de Portugal.

Temos como objectivo ser o recurso mais completo na Internet sobre a História de Portugal.


Partilhar história
A História de Portugal está pouco divulgada na Internet. Ajude o HistoriaDePortugal.info a expandir através da partilha do seu conhecimento. Contamos com a sua ajuda!

Criar artigo